Topo

Fórmula 1

Em cena rara, mulher sobe ao pódio na Fórmula 1. Mas não pela primeira vez

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

29/11/2015 15h07

Chefes de equipe e diretores técnicos são geralmente os ‘encarregados’ de receber o troféu em nome do construtor no pódio da Fórmula 1. Mas no GP de Abu Dhabi a Mercedes chamou a atenção a fazer uma escolha diferente e escalar uma mulher, que não faz parte do primeiro escalão do time, para representá-lo em sua 16ª vitória da temporada.

Trata-se de Kim Stevens, engenheira especializada em aerodinâmica que cuida da operação de pista na Mercedes. A profissional está na equipe desde o início da temporada de 2013, quando foi contratada junto à Sauber.

Stevens, contudo, não foi a primeira mulher a receber um troféu na Fórmula 1. No GP do Bahrein de 2013, a Red Bull escolheu Gill Jones para representar o time no pódio. Jones é a chefe de operações eletrônicas do time durante as corridas, sendo responsável tanto pelos carros em si, quanto pelo equipamento instalado nos boxes.

Apesar de terem marcado presença no grid da Fórmula 1 ao longo dos anos, nunca uma mulher conseguiu chegar ao pódio da categoria, que também tem atualmente duas chefes de equipe mulheres: Claire Williams, da Williams, e Monisha Kalterborn, contudo, nunca viram seus pilotos ganharem corridas e, com isso, jamais receberam troféus no pódio.

Entre as pilotos, Susie Wolff, atual piloto de desenvolvimento da Williams,  já declarou que vai deixar as pistas ao final deste ano e Carmen Jordá, contratada pela Lotus, não possui a licença necessária para conduzir um F-1 na pista.

Fórmula 1