Topo

Fórmula 1

Hamilton admite que pensou em contrariar instrução da equipe em Abu Dhabi

Do UOL, em São Paulo

29/11/2015 13h30

De tanto reclamar nas últimas provas, Lewis Hamilton teve a chance de fazer uma tática diferente para tentar superar o companheiro Nico Rosberg no GP de Abu Dhabi. Mas não deu certo e o inglês chegou, pela terceira corrida seguida, atrás do alemão, em segundo.

Diferentemente das provas anteriores, em que a Mercedes adotou um padrão de chamar o líder aos boxes e o segundo colocado logo na volta seguinte, o que diminui as chances da estratégia afetar o resultado, Hamilton permaneceu mais voltas na pista para tentar usar a aderência dos pneus mais novos no final para atacar, mas não foi suficiente.

Após a prova, o inglês se mostrou arrependido de ter seguido as instruções da equipe. Sua vontade era não fazer a segunda parada e arriscar ir até o final.

“Parte de mim queria que eu tivesse tentado”, reconheceu. “Acho que, olhando agora, depois que Nico parou eu deveria ter tirado o pé e economizado meus pneus para que eles durassem mais. Os pneus ainda estava bons no final, então eu senti que teria a possibilidade de ir até o fim [sem parar].”

O campeão da temporada chegou a questionar a equipe sobre essa possibilidade, mas foi desencorajado pelos engenheiros e acabou fazendo a segunda parada. Porém, como demorou muito a trocar os pneus, voltou muito atrás de Rosberg e não conseguiu tirar a diferença. “Talvez tenhamos demorado muito para parar e não foi a melhor das decisões, mas pelo menos a gente tentou algo diferente.” 

Perguntado sobre os motivos de ter perdido rendimento em relação a Nico Rosberg especialmente depois de ter selado o título, com três corridas para o final, Hamilton desconversou e preferiu destacar os pontos altos do ano, o qual considera o melhor de sua carreira.

“Foi um ano incrível. Estou feliz e agora posso realmente curtir. Tenho que agradecer à equipe pelas performances por todo o ano. Foi muito melhor do que nós mesmos esperávamos. É a melhor equipe do mundo.”

Hamilton terminou a temporada com 381 pontos, contra 322 de Rosberg.

Resultado final do GP de Abu Dhabi

1. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 55 laps 1hr 38m 30.175s

2. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes +8.2s

3. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +19.4s

4. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari +43.7s

5. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +63.9s

6. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault +65.0s

7. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes +93.6s

8. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes +97.7s

9. Romain Grosjean FRA Lotus-Mercedes +98.2s

10. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault

11. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Renault

12. Max Verstappen HOL Toro Rosso-Renault +1 volta

13. Jenson Button ING McLaren-Honda +1 volta

14. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +1 volta

15. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari +1 volta

16. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari +1 volta

17. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +2 voltas

18. Will Stevens ING Manor-Ferrari +2 voltas

19. Roberto Merhi ESP Manor-Ferrari +3 voltas

Abandonou:

Pastor Maldonado VEN Lotus-Mercedes

 

Fórmula 1