Topo

Fórmula 1

Parceria da Ferrari com equipe estreante gera desconfiança entre rivais

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/11/2015 06h00

A parceria técnica entre Ferrari e a Haas, equipe norte-americana que vai estrear ano que vem na Fórmula 1, está sendo observada de perto pelos rivais dos italianos. Tanto, que a Federação Internacional de Automobilismo vai fazer uma investigação formal na maneira como a Scuderia está utilizando seu túnel de vento.

A questão é o limite de 25 horas semanais para a utilização do túnel de vento por cada equipe, imposta pelo regulamento. Como ele não precisa ser respeitado por equipes novas e a Haas está usando o equipamento da Ferrari para construir o carro com que vai estrear ano que vem, os rivais acreditam que os italianos podem estar tirando proveito da brecha para desenvolver o próprio carro.

A suspeita da Mercedes vem desde que a Ferrari introduziu um extenso pacote de mudanças em seu carro no GP da Espanha, em maio, mas só agora que a investigação oficial foi confirmada se tornou pública. Os alemães têm o apoio da Force India.

O coordenador técnico da FIA, Marcin Budkowski, chegou a ir a Maranello e não encontrou nada de errado na maneira como o túnel de vento, equipamento essencial para o desenvolvimento aerodinâmico do carro, estava sendo utilizado. Porém, como as suspeitas persistiam, a Mercedes foi aconselhada a procurar os comissários. Depois disso, um documento foi enviado para que haja uma clarificação a respeito de quais os limites de cooperação entre as equipes. 

Fórmula 1