Topo

Fórmula 1

Temporada da F-1 termina hoje com briga na ponta e Vettel vindo de trás

Thaier Al Sudani/Reuters
Imagem: Thaier Al Sudani/Reuters

Do UOL, em São Paulo

29/11/2015 06h00

As seis poles seguidas e a chance de conquistar a terceira vitória consecutiva foram bastante celebradas por Nico Rosberg no sábado em Abu Dhabi. Afinal, o alemão virou o jogo contra o companheiro Lewis Hamilton após ter sido dominado pela maior parte do ano e espera levar esse momento para a próxima temporada, depois da última etapa do ano, às 11h (de Brasília).

"Antes estávamos próximos, mas na outra direção [com Hamilton à frente] e agora estamos próximos nesta direção. Estou mais rápido no momento e estou contente com isso", avaliou o vice-campeão.

Do lado de Hamilton, a preocupação é de que a dificuldade de seguir o rival perto o bastante para tentar uma ultrapassagem, como ocorreu nas últimas duas provas, novamente o limite na prova, que tem largada às 11h pelo horário de Brasília.

“É duro porque mesmo quando você tem o DRS na reta oposta, não consegue seguir o outro carro entre as curvas dois e três e é ali que a diferença aumenta. Com isso, pode faltar um pouquinho para conseguir a manobra novamente na reta. Preferia muito estar na pole e fiz o máximo que podia para isso.”

O inglês, contudo, reconheceu que não está contente com o acerto de seu carro desde o GP do Japão, em outubro, quando começou a sequência de Rosberg. “Tentei algo completamente diferente neste final de semana, mas ainda não estou confortável para tirar aquele extra do carro. Na corrida, costuma ser melhor, então veremos.”

Quem deve roubar a cena na corrida, contudo, é Sebastian Vettel. Enquanto seu companheiro, Kimi Raikkonen, demonstrou o ritmo da Ferrari ao conquistar o terceiro lugar no grid, o alemão acabou ficando pelo caminho após um erro tático da Ferrari ainda na primeira parte da classificação, e vai largar apenas em 16º.

Acreditando que passaria sem dificuldades para a segunda parte do treino, o time italiano tentou economizar pneus e utilizou os macios, em média 1s2 mais lentos, mas o tempo de Vettel não foi bom o bastante. “Como equipe, não tomamos a decisão certa e tivemos uma grande consequência. Mas é possível ultrapassar aqui e temos a velocidade para progredir. Será uma corrida longa e estou animado para passar muitos carros", disse o alemão que, em 2012, largou em último em Abu Dhabi e terminou em terceiro.

Após se livrar do tráfego dos carros mais lentos na parte inicial da prova, Vettel deve se ver no meio de uma briga que vem sendo acirrada durante todo o final de semana entre Force India, Red Bull e Williams. Para se ter uma ideia, na classificação, entre o quinto colocado no grid, Daniel Ricciardo, e nono, Daniil Kvyat, menos de 0s5 decidiram as colocações.

Com isso, um dos que não se deu bem na definição do grid foi Felipe Massa, oitavo, que espera uma prova difícil. "Nosso ritmo de corrida é bom, mas as equipes na frente estão fortes, então a prova pode ser dura. Temos a oportunidade de melhorar de posição na corrida porque há outras equipes com o ritmo semelhante ao nosso na briga”, avaliou.

Fórmula 1