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De Hamilton baladeiro às broncas de Alonso: quem deu o que falar na F-1?

Reprodução/Daily Mail
Imagem: Reprodução/Daily Mail

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

30/11/2015 06h00

O campeonato da Fórmula 1 em 2015 não foi dos mais disputados dentro da pista, mas não deixou de ter seus momentos de polêmica. Tricampeão e absoluto na temporada, com 10 vitórias em 19 provas, Lewis Hamilton foi um dos que deu o que falar, curtindo a vida de solteiro e até se envolvendo em acidente de carro.

No campo esportivo, o estreante mais jovem da história, Verstappen, foi um dos grandes personagens do ano, assim como Fernando Alonso, que viveu a pior temporada da carreira a bordo do fraco McLaren-Honda.

Do lado político, ninguém chamou tanto a atenção quanto a Red Bull, que passou boa parte do ano ameaçando sair da categoria, mas confirmou nas últimas semanas sua inscrição para a próxima temporada. Com que motor? Isso ainda não se sabe ao certo.

Relembre quem roubou a cena na Fórmula 1 em 2015:

Hamilton baladeiro
Curtindo a vida de solteiro desde o fim de um longo relacionamento de idas e vindas com a cantora norte-americana Nicole Scherzinger, Lewis Hamilton não fez questão de esconder suas noitadas, especialmente em eventos de moda e música e sempre ao lado de famosos. O inglês curtiu especialmente o mês de férias em agosto, quando aproveitou o carnaval de Barbados ao lado de um de seus supostos affairs ao longo do ano, Rihanna. A modelo Kendall Jenner teria sido outra das conquistas do piloto de 30 anos.

Mas a maior polêmica em que o tricampeão se envolveu neste ano foi há pouco mais de duas semanas, quando bateu seu Pagani Zonda, avaliado em 2,8 milhões de dólares, após uma noitada em Mônaco.

Alonso à beira de um ataque de nervos
Fernando Alonso viveu um inferno neste ano, após trocar a Ferrari pela McLaren. Tudo começou com um até hoje mal explicado acidente nos testes de pré-temporada, que o tirou da primeira prova, na Austrália. Depois, o espanhol passou todo o ano sofrendo com a falta de confiabilidade e performance do motor Honda.

Conhecido pelo temperamento forte, não demorou para o piloto começar a demonstrar sua frustração. No GP do Canadá, disse que estava “parecendo um amador”, pela facilidade com que era ultrapassado. Mas o episódio mais famoso foi no Japão, casa da Honda, quando chamou o propulsor da McLaren de “motor de GP2”.

Nas últimas provas, Alonso passou a rir da situação. Após mais uma quebra, na classificação para o GP do Brasil, resolveu sentar-se em uma cadeira na beirada da pista e tomar sol, em cena que gerou uma infinidade de memes na internet.

Verstappen chegou chegando
Estreante mais jovem da história da Fórmula 1, com 17 anos, Max Verstappen cometeu alguns erros no início, mas terminou o ano sendo considerado o piloto mais empolgante do grid, devido às atrevidas manobras de ultrapassagem. Mas o piloto também deixou seu recado fora da pista, com declarações fortes.

O maior bate-boca público do holandês foi com Felipe Massa. Após ser criticado pelo brasileiro devido à batida que provocou com Romain Grosjean em Mônaco, o holandês reagiu. “Massa, em geral, é sempre crítico em relação a tudo, então para mim não tem problema. Acho que, se relembrarmos o início dele na Fórmula 1, muitas pessoas o questionavam”.

Red Bull chorona
As idas e vindas da Red Bull foram um capítulo à parte em 2015. Infelizes com a falta de rendimento do motor Renault, os dirigentes do time fizeram críticas públicas aos franceses, o que não agradou. Com o anúncio da quebra de contrato em setembro - que, acredita-se, foi revogada - começaram uma série de boatos a respeito de qual seria o motor dos tetracampeões a partir de 2016.

A Mercedes fechou as portas, a Ferrari ofereceu um motor velho e a Honda foi vetada pela Mclaren para fornecer equipamento."Eles estão de brincadeira conosco”, chegou a dizer o consultor Helmut Marko. Após uma série de ameaças de que a empresa deixaria a Fórmula 1 caso não tivesse um motor competitivo, a Red Bull confirmou sua participação na temporada de 2016, mas não divulgou qual motor usará. Para confundir ainda mais os fãs, o chefe Christian Horner pediu aos jornalistas em Abu Dhabi que ‘perguntassem a Toto [Wolff, chefe da Mercedes]’ sobre qual foi a solução encontrada. 

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