Topo

Fórmula 1

Bottas bate Massa pelo segundo ano seguido. Mas não está feliz com seu ano

Clive Mason-22.ago.2013/Getty Images
Imagem: Clive Mason-22.ago.2013/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

07/12/2015 06h00

Em 2014, Valtteri Bottas apareceu como uma das grandes estrelas da nova geração, conquistando seus seis primeiros pódios na categoria e chegando ao quarto lugar no campeonato, correndo por uma equipe Williams que renascia após viver uma de suas piores temporadas da história no ano anterior.

Para este campeonato, a meta do finlandês de 26 anos era crescer ainda mais e, quem sabe, lutar por vitórias. Mas o rendimento da Williams no decorrer da temporada não foi o mesmo. E o seu, também.

“Não fiquei muito feliz com minha temporada, honestamente. O ano não foi bom, tive muito azar em várias corridas e eu muitas vezes não consegui extrair 100% do carro em várias classificações”, revelou o piloto em entrevista exclusiva ao UOL Esporte.

“Nas últimas corridas melhorou. Algumas coisas mudaram e passei a me sentir melhor no carro. Fomos melhorando o carro ao longo do ano, aumentando os níveis de pressão aerodinâmica e isso afeta a maneira como você pilota o carro”, explicou.

Em 2015, Bottas chegou ao pódio em duas oportunidades - no Canadá e no México - e terminou o ano na quinta colocação no mundial, com 50 pontos a menos do que na última temporada. Ainda assim, a exemplo do campeonato anterior, superou o companheiro Felipe Massa.

Mesmo com a queda em 2015, Bottas, que teve uma proposta para correr na Ferrari antes da Scuderia decidir pela renovação com Kimi Raikkonen, acredita que a Williams pode retomar o caminho de crescimento na próxima temporada. E explicou o que tem feito para ajudar o time.

“Como piloto, tenho de ser o mais honesto e direto possível no meu feedback. Tenho de tentar forçar a equipe a sempre melhorar, dizer a eles de maneira decidida o que acho que é o melhor”, opinou o finlandês.

“Mas as coisas não acontecem de uma hora para a outra e ainda estou disposto a ajudar a equipe a melhorar porque acho que ano que vem faremos um carro mais forte e teremos um desempenho muito melhor do que nesta temporada.”

Fórmula 1