Topo

Fórmula 1

Massa pede eficiência à Williams e diz ser mais feliz do que era na Ferrari

Lars Baron/Getty Images
Imagem: Lars Baron/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/01/2016 06h00

Eficiência é a palavra de ordem dentro da equipe Williams para a temporada de 2016. Depois de dois terceiros lugares seguidos nos últimos anos, o time de Felipe Massa e Valtteri Bottas sabe que tem de minimizar os erros para lutar contra escuderias com maior poderio econômico.

Em 2015, enquanto a receita de equipes como Ferrari, Mercedes e Red Bull ultrapassou os R$ 2 bilhões a da Williams ficou na base dos R$ 800 milhões. Mas Massa acredita que, mesmo com esta defasagem, é possível lutar contra os gigantes.

“Precisamos nos tornar um time de ponta em termos de dinheiro, mas sabemos que isso é bem difícil. Então acho que precisamos melhorar o que temos tornando nosso trabalho mais eficiente - mesmo tendo menos pessoas trabalhando. É isso que precisamos fazer e o que estamos tentando. Rob [Smedley, chefe de performance] está forçando muito nessa área, Pat [Symonds, diretor técnico] também está e a equipe inteira está tentando fazer tudo o que pode.”

Após sua segunda temporada no time baseado em Grove, na Inglaterra, Massa reconheceu que hoje é mais feliz do que nos dias de Ferrari, mesmo tendo passado oito anos em Maranello como piloto titular.

“Acho que sim”, disse o brasileiro quando perguntado se sentia-se mais feliz. “As pessoas são muito legais e me respeitam muito. Então sinto-me em casa e trabalhamos muito bem juntos. Nunca estamos felizes, sempre queremos mais e isso é positivo.”

Em 2016, Massa entrará em seu último ano de contrato e espera convencer o time a renovar o acordo. “Não vejo pressão. Só preciso esperar um pouco depois do começo da temporada. Tomara que comecemos bem e então decidimos o que fazer. Até que as coisas estejam no papel, você nunca sabe [o que vai acontecer]”, reconheceu. “Em 2017, vai mudar tudo, então seria positivo continuar, mas acho que terei tempo para decidir e ver quais serão as opções.”

Fórmula 1