Topo

Fórmula 1

Fórmula 1 estuda ter duas corridas por fim de semana a partir de 2017

Do UOL, em São Paulo

29/01/2016 09h26

Uma das mudanças que estão sendo discutidas para a temporada de 2017 da Fórmula 1 pode revolucionar o formato de disputa da categoria: a disputa de duas corridas por final de semana de GP. A proposta visa valorizar mais o sábado e atrair um público maior.

Atualmente, os GPs começam com duas sessões de 1h30 de treinos livres na sexta-feira, de manhã e à tarde. No sábado pela manhã, é realizado um terceiro treino livre, de 1h, e a classificação é disputada no início da tarde - geralmente às 14h locais. No domingo, a única atividade de pista é a corrida, também normalmente às 14h.

A proposta que está sendo estudada substituiria o terceiro treino livre pela classificação, com uma corrida, que seria mais curta e valeria menos pontos que a do domingo, sendo realizada na tarde de sábado. Mudanças no próprio formato da classificação também serão discutidas.

A Fórmula 1 nunca teve duas corridas disputadas em um mesmo final de semana e é tradicionalmente arredia a mudanças na programação. A última grande alteração foi feita em 2006, com a introdução do formato atual de classificação, disputada em três partes, com a diminuição gradual do número de carros que brigam pela pole. No ano seguinte, as sessões de treinos livres de sexta-feira foram estendidas de 1h para 1h30. No entanto, as restrições ao uso de motores e câmbio, além dos poucos jogos de pneus disponíveis, muitas vezes fazem com que estas sessões fiquem esvaziadas.

Fórmula 1