Topo

Fórmula 1

Engenheiro alfineta Ferrari e diz que Massa está no mesmo nível de 2008

Reprodução/Lars Baron/Getty Images
Imagem: Reprodução/Lars Baron/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/02/2016 10h49

As performances de Felipe Massa estão mais fortes atualmente do que quando o brasileiro estava disputando o título de 2008 com Lewis Hamilton. Quem defende essa teoria conhece bem o piloto: Ros Smedley foi engenheiro de pista de Massa durante os anos de Ferrari e hoje atua como chefe de performance da Williams.

Massa não vence na Fórmula 1 desde o GP do Brasil de 2008, quando perdeu o título por um ponto para Hamilton. Mas, para Smedley, a velocidade do brasileiro é a mesma de hoje - e a experiência conta a favor.

“Ele está tão bem agora [quanto naquela época]. Ele não perdeu nada”, disse à Autosport. “Ele está melhor agora porque tem mais experiência. Em 2008, os pneus eram muito melhores e as corridas eram diferentes, pé embaixo. Nos últimos dois anos, ele entendeu muito melhor como usar os pneus.”

Um exemplo citado por Smedley foi a atuação de Massa no GP do México do ano passado. “Vimos ambos os pilotos [da Williams] fazendo grandes stints no pneu médio no México e o pneu de Felipe provavelmente degradou um pouco antes do que Valtteri [Bottas], mas eles dois fazerem aquilo no ritmo em que estavam foi impressionante.”

Smedley acredita que Massa vem em uma crescente desde que saiu da Ferrari, no fim de 2013. “A maior revelação para muitos no paddock foi provavelmente 2014, quando ele começou a ter bons resultados novamente. Valtteri é claramente um talento para o futuro e começou a ter bons resultados, e de repente você tem Felipe dando trabalho para ele. Eles estão absolutamente no mesmo nível.”

Smedley aproveitou para dar uma alfinetada na Ferrari. “Felipe sempre foi bom, mas acho que ele se sente mais confortável aqui [na Williams]. Ele é uma pessoa que precisa de respeito, de ser valorizado, ouvido. São elementos bastante básicos, então a questão é ‘porque conseguimos tirar o melhor dele enquanto outros não conseguiram’?”

Em 2016, Massa vai para sua terceira temporada na Williams, a última de seu atual contrato. O brasileiro segue correndo ao lado de Bottas.

Fórmula 1