Topo

Fórmula 1

Estreante confirmado na Manor tem origem africana e trajetória incomum

Mercedes Oficial
Imagem: Mercedes Oficial

Do UOL, em São Paulo

10/02/2016 09h35

A Manor confirmou que contará com o alemão Pascal Wehrlein, piloto protegido pela Mercedes e atual campeão da DTM, uma das principais categorias de turismo do mundo, na temporada 2016. Com o anúncio, falta apenas uma vaga no grid, justamente do companheiro de Wehrlein.

A contratação deve trazer um desconto para o time na aquisição de motores da Mercedes. Nesta temporada, a Manor, equipe mais fraca do grid, trocou os Ferrari pelos propulsores alemães e espera ter um salto de qualidade.

Wehrlein tem origens e trajetória incomuns na Fórmula 1. Apesar de correr com uma licença alemã, o piloto possui dupla nacionalidade, pois sua mãe nasceu nas Ilhas Maurício, localizada no Oceano Índico.

Outra curiosidade sobre o estreante da temporada de 2016 da Fórmula 1, que tem 21 anos, é a maneira como sua carreira se desenvolveu: desde o início de 2013, ele não disputa nenhum campeonato com carros de fórmula. Depois de começar no kart e se graduar para a ADAC em 2010, Wehrlein progrediu rapidamente para a F-3, em 2012, mas no ano seguinte, já apoiado pela Mercedes, optou pelo turismo.

Ainda assim, o piloto se manteve em contato com o mundo da Fórmula 1, fazendo o trabalho de simulação para a Mercedes e atuando como piloto reserva. Nesta função, foi figura fácil no paddock durante as duas últimas temporadas e participou das reuniões e da preparação dos titulares. "É um sonho me tornar um piloto de F-1 desde a minha primeira visita a uma corrida, quando eu tinha seis anos," disse ele. "Agora este sonho tornou-se realidade."

A Manor, por sua vez, não deu pistas sobre quem pode ser seu segundo piloto. Nomes como o do norte-americano Alexander Rossi e do indonésio Rio Haryanto estão cotados.

Fórmula 1