Ferrari aposta em revolução no motor para bater Mercedes. Entenda mudanças
A Ferrari prepara uma extensa mudança em sua unidade de potência para brigar de igual para igual com a Mercedes na próxima temporada. Além de alterações na parte dianteira do carro, o time italiano estaria fazendo uma verdadeira revolução em seu motor.
As alterações no carro já têm sido amplamente divulgadas pela imprensa italiana especializada: para adotar o bico mais curto, tendência dos demais carros, a Ferrari vai abandonar a suspensão pullrod, cuja geometria dificultava a alteração do bico. A ideia de encurtar a parte dianteira é melhorar a alimentação de ar no assoalho do carro, ‘grudando-o’ no chão.
Mas as grandes mudanças devem acontecer debaixo da carenagem: de acordo com informações do site oficial da F-1, apenas um elemento - a unidade de recuperação de energia calorífica, o MGU-H - deve permanecer inalterada.
O intercooler será dividido em duas partes, com a intenção de canalizar melhor a mistura ar/combustível durante a combustão e aumentar a potência do motor. Já o MGU-K (sistema de recuperação de energia cinética) mudará de lugar para possibilitar a adoção de uma caixa de câmbio menor, o que pode trazer ganhos aerodinâmicos. Por fim, o novo reservatório de óleo ficará localizado mais perto do assoalho, melhorando o centro de gravidade.
A Ferrari vem de uma temporada em que conseguiu grandes ganhos, especialmente com alterações em seu motor. Depois de ter um dos piores campeonatos dos últimos 20 anos e não vencer nenhuma prova em 2014, os italianos conseguiram três triunfos e se tornaram a grande ameaça ao domínio da Mercedes, que venceu com facilidade os últimos dois campeonatos.
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