Topo

Fórmula 1

Force India apresenta novo carro e quer 'continuar progredindo' em 2016

Modelo VJM09 foi construído sobre dados do VJM08B usado na segunda metade de 2015 - Sergio Perez/Reuters
Modelo VJM09 foi construído sobre dados do VJM08B usado na segunda metade de 2015 Imagem: Sergio Perez/Reuters

Do UOL, em São Paulo

22/02/2016 07h54

A Force India exibiu nesta segunda-feira seu carro para a temporada 2016 da Fórmula 1. A exemplo de Manor e Toro Rosso, a escuderia anglo-indiana também optou por exibir seu modelo 2016 no primeiro dia de testes coletivos de pré-temporada no Circuito da Catalunha, em Barcelona (Espanha).

Batizado de VJM09, o carro será pilotado pelo mexicano Sergio Pérez e pelo alemão Nico Hulkenberg, mantidos na equipe pelo terceiro ano seguido - os dois compareceram à apresentação ao lado do também mexicano Alfonso Celis, piloto de testes da escuderia. Contando novamente com motores Mercedes, a equipe espera evolução em relação ao modelo VJM08B, adotado no decorrer da temporada 2015.

Force India VJM09 - José Jordan/AFP Photo - José Jordan/AFP Photo
Sergio Perez e Nico Hulkenberg formam dupla da Force India pela terceira temporada consecutiva
Imagem: José Jordan/AFP Photo
“Podemos dizer que o modelo B do ano passado formou a base sobre a qual construímos o carro de 2016”, explicou Andrew Green, diretor técnico da Force India. “Estávamos em uma situação na qual a performance na pista era muito boa, e os dados que coletamos eram os esperados, então sabíamos que podíamos continuar progredindo sobre uma plataforma sólida”, completou.

Em relação à pintura, o Force India VJM09 apresenta poucas novidades em relação a 2015. O carro continua majoritariamente preto e prata, com detalhes em verde e açafrão – não por acaso, duas das três principais cores da bandeira da Índia.

Na última temporada, a Force India conquistou o quinto lugar no Mundial de Construtores, com 136 pontos e um pódio – Sergio Pérez foi o terceiro colocado no Grande Prêmio da Rússia.

Fórmula 1