Topo

Fórmula 1

F-1 confirma mudança na classificação e terá prêmio dado pelos fãs

Do UOL, em São Paulo

24/02/2016 09h15

A Fórmula 1 confirmou que terá um novo sistema de classificação a partir da próxima temporada, além de novidades como a criação do prêmio para o piloto do dia. Porém, a decisão final sobre o uso de algum tipo de proteção para a cabeça dos pilotos e mudanças no regulamento técnico foram postergadas até o final de abril.

A nova classificação seguirá sendo dividida em três partes. Porém, a partir de agora, os pilotos mais lentos serão eliminados no decorrer de cada uma das sessões. No Q1, o processo de eliminação começa a partir do sétimo minuto. Dali em diante, sempre o piloto mais lento a cada 1min30 vai sendo eliminado.

No Q2, o mesmo processo começa a patir de 6 minutos de sessão e, no Q3, disputado por apenas oito pilotos, a eliminação se inicia após 5 minutos. Assim, no 1min30 final da sessão, apenas dois pilotos estarão na disputa pela pole position.

Outra mudança anunciada é a criação do prêmio de “Piloto do Dia”, com o intuito de aumentar a interação dos fãs, que poderão votar em seu preferido durante a corrida. O anúncio do vencedor será feito logo após a bandeirada.

Sem acordo para mudanças
As prometidas alterações no regulamento técnico para aumentar a competitividade do campeonato, contudo, ainda não foram definidas e foi determinado um novo prazo, até 30 de abril. Só ficou acertado que haverá limites para o custo do fornecimento de motores, instrumentos para nivelar a performance e uma melhora do som do motor.

Uma das alterações que não foi acordada, contudo, é a maior proteção para a cabeça dos pilotos. A Federação Internacional de Automobilismo confirmou a intenção de usar algum tipo de barreira no cockpit a partir de 2017, mas a forma como isso vai acontecer não foi definida.

"Todos os envolvidos estão trabalhando para tornar isso uma realidade, com o conceito "Halo" [que não fecha inteiramente o cockpit] como a opção preferida. Outras opções, como uma proteção transparente no cockpit, continuarão a ser avaliadas", trouxe o comunicado.

Fórmula 1