Topo

Fórmula 1

Hamilton perde para Rosberg, mas coloca Mercedes na frente em teste

José Jordan/AFP Photo
Imagem: José Jordan/AFP Photo

Do UOL, em São Paulo

02/03/2016 08h59

Cumprindo o mesmo programa executado pelo companheiro Nico Rosberg na terça-feira, Lewis Hamilton usou pela primeira vez os pneus macios em sua Mercedes e liderou a parte da manhã dos testes de pré-temporada da Fórmula 1 desta quarta-feira no Circuito da Catalunha, na Espanha. O inglês, contudo, ficou a seis décimos da marca obtida pelo alemão com o mesmo composto, ainda que ambas as marcas sejam mais fortes do que a Ferrari conseguiu até o momento com a mesma configuração de pneus. 

A segunda colocação ficou com Kevin Magnussen, da Renault, que fez uma simulação de classificação com os pneus supermacios. A terceira colocação ficou com Sebastian Vettel, da Ferrari, cujo melhor tempo foi obtido com os pneus médios.

No antepenúltimo dia de testes, a Mercedes continuou seguindo seu extenso programa, atingindo a marca de 3000km percorridos nos testes antes que qualquer uma das rivais chegasse sequer a completar 2000km. A confiabilidade do carro tem sido um dos fatores que mais impressionaram na pré-temporada até aqui.

Magnussen põe Renault na ponta e Hamilton decepciona na manhã em Barcelona - Peter J Fox/Getty Images - Peter J Fox/Getty Images
Imagem: Peter J Fox/Getty Images
Quem chamou a atenção novamente foi a McLaren, que permaneceu a maior parte do tempo no top 3, algo que já havia acontecido na terça-feira. O time estreia neste teste um novo combustível que, segundo o chefe Eric Boullier, confere sozinho um aumento de mais de 10cv na potência, e também conta com uma atualização do motor Honda. Jenson Button, com os pneus macios, fechou a manhã em quinto.

Depois de ser segundo colocado na terça-feira ao usar os pneus ultramacios pela primeira vez, Valtteri Bottas, da Williams, fechou a manhã em quarto, com o composto médio, assim como todo o restante dos pilotos que completaram o top 8: Daniel Ricciardo, da Red Bull, Carlos Sainz, da Toro Rosso, Sergio Perez, da Force India. Pascal Wehlein, da Manor, fez seu melhor tempo com os macios.

Pilotando pela primeira vez o novo carro da Sauber, que estreou apenas ontem, após um atraso de uma semana em relação aos rivais, Marcus Ericsson só começou a marcar tempos nos minutos finais da sessão. Esteban Gutierrez, da Haas, sofreu com problemas no turbo de seu motor Ferrari e só fez uma volta de instalação.

O antepenúltimo dia de testes antes do início da temporada, dia 20 de março, no GP da Austrália, vai até as 18h locais, 14h pelo horário de Brasília.

Confira os resultados (02/03 - manhã)
1. Lewis Hamilton (GBR/Mercedes-Mercedes) 1m 23.622s
2. Kevin Magnussen (DIN/Renault-Renault) 1m 23.933s
3. Sebatian Vettel (ALE/Ferrari-Ferrari) 1m 24.611s
4. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 1m 25.121s
5. Jenson Button (GBR/McLaren-Honda) 1m 25.183s
6. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-TAG-Heuer) 1m 25.235s
7. Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso-Ferrari) 1m 25.353s
8. Sergio Perez (MEX/Force India-Mercedes) 1m 26.188s
9. Pascal Wehrlein (ALE/MRT-Mercedes) 1m 24.064s
10. Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari 1min30.309s
11. Esteban Gutierrez (MEX/Haas-Ferrari) Sem tempo

Fórmula 1