Topo

Fórmula 1

Para Button e Alonso, pilotar os carros da F-1 hoje está fácil demais

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/03/2016 06h53

Jenson Button e Fernando Alonso demonstraram sua insatisfação com o atual regulamento da Fórmula 1. Para os dois campeões do mundo, com mais de 10 anos de experiência na categoria, os carros atuais não representam um grande desafio para os pilotos.

“A Fórmula 1 precisa ser barulhenta e loucamente rápida. Precisa ser quase intocável, inatingível para as pessoas. E não é no momento. Os pilotos da GP2 estão andando dois ou três segundos mais lentos que nós. O degrau precisa ser mais alto”, defendeu o campeão de 2009.

“Tomara que ano que vem as novas regras devolvam um pouco disso, mas acho que precisamos de mais barulho. Se tivermos mais aderência mecânica, as corridas serão ótimas e os carros vão ser muito mais rápidos nas curvas, o que é bom porque, nesse caso, a preparação física dos pilotos será importante e o piloto poderá ser um fator limitante nas curvas, o que é exatamente do que o esporte precisa.”

Os comentários de Button vão na mesma linha de seu companheiro de McLaren. Para Fernando Alonso, os carros de hoje “não são desafiadores”. O espanhol, que foi campeão com os V10 e tempos de volta significativamente mais baixos, disse lembrar que, quando testava os carros antigos, “não dava para dormir à noite porque você ficava muito cansado, o pescoço doía e você se sentia tonto quando se deitava.”

Hoje em dia, devido ao ritmo mais lento, a demanda física é muito menor. “É só olhar os tempos: estamos fazendo 1min26 em Barcelona. Costumávamos fazer 1min16. Quando dávamos voltas cumprimentando os torcedores fazíamos 1min24, 1min25”, comparou.

Fórmula 1