Topo

Fórmula 1

Testada pela primeira vez na pista, proteção para cockpit divide pilotos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/03/2016 14h55

O penúltimo dia de testes da pré-temporada da Fórmula 1 ficou marcado pela primeira vez que a proteção de cockpit proposta para vigorar a partir de 2017 foi testada em pista. E coube a Kimi Raikkonen fazer a estreia do equipamento.

O piloto da Ferrari a utilizou por apenas uma volta, logo no início do treino, e se mostrou surpreso por não ter sentido tanta diferença em relação à visibilidade. "Obviamente, a visão é um pouco diferente, há uma limitação maior na parte frontal, mas não acho que esta é a versão final, então surpreendentemente, a diferença é pequena", afirmou.

O conceito do halo ganhou o apoio de Nico Rosberg, que publicou em suas redes sociais que trata-se de algo que “vai dar uma proteção muito maior e, ainda que o visual seja estranho, vamos nos acostumar com o tempo”.

Para o alemão, “é algo importante, e senti que era bom colocar isso no meu Facebook para saber quais são as opiniões. A minha é de que realmente é um passo adiante em termos de segurança devido à maioria das fatalidades que tivemos nos últimos anos [terem ocorrido por lesões na cabeça]. Isso teria salvado essas pessoas, então é um passo grande, definitivamente necessário. Ok, visualmente não é tão bom quanto hoje, mas de alguns ângulos, como de frente, me pareceu bem legal. Com um pouco de evolução, pode parecer legal eventualmente, então tem meu apoio.”

Nico Hulkenberg, por outro lado, é contra. "É horrível. Você tem de aceitar alguns riscos, não dá para esterelizar o esporte. Precisa haver um elemento de perigo, isso não torna o esporte sexy ou atraente. Para mim, não me parece esteticamente certo."

O chefe da Red Bull, Christian Horner, também criticou o sistema. "Testamos em nosso simulador e estamos preocupados com alguns problemas de visibilidade. A segurança e proteção da cabeça são coisas cruciais, mas não sou fã deste sistema. Acho que a F-1 pode mais do que isso, acho que podemos desenvolver algo mais elegante."

A estrutura, contudo, é a preferida da Federação Internacional de Automobilismo, ainda que sua adoção ainda não esteja confirmada. A intenção é impedir que objetos grandes, como rodas, colidam com a cabeça dos pilotos em caso de acidente. O conceito está sendo considerado melhor do que o cockpit completamente fechado também por questões de segurança, pois a remoção de pilotos em caso de acidente seria mais fácil.

A grande preocupação das equipes em relação à proteção é o peso. Originalmente, a peça, feita de fibra de carbono, pesava 10kg, mas a versão testada nesta quinta-feira não passaria dos 6kg.

A decisão final sobre a adoção do halo deve sair apenas no final de abril.

Fórmula 1