Topo

Fórmula 1

Campeões se unem em críticas contra a F-1: complicada e sem liderança

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

07/03/2016 06h00

Os testes da pré-temporada da Fórmula 1 costumam ser marcados pelo otimismo pelo início de mais um campeonato, mas em 2016 a história tem sido diferente: descontentes com os rumos da categorias, os pilotos promoveram uma enxurrada de críticas e cobraram mudanças dos dirigentes.

“Estou triste”, afirmou Fernando Alonso ao comentar sobre a nova classificação, adotada sem que os pilotos fossem consultados. “Triste pelo esporte porque a imagem que passamos não está correta quando, em uma semana, mudamos o formato de classificação três vezes. Ou fingimos que mudamos. Ninguém oficializa nada”, reclamou o espanhol, que defende que a categoria seja mais simples.

“Há mudanças demais. A complexidade das regras para o espectador também é muito alta. Quando você é quarto em uma corrida e com três voltas para o fim precisa parar porque tem de colocar outro composto de pneu… são coisas assim que fazem pessoas normais desligarem a TV.”

O tetracampeão Sebastian Vettel concorda. “Acho um pouco caótico você reinventar certas regras algumas semanas antes do campeonato começar; Não gosto do novo sistema e acredito, falando em nome dos pilotos, que não havia nada errado com o modelo anterior. É importante que o esporte continue sendo um esporte. Posso ver a emoção das pessoas pelo imponderável, mas acho importante o esporte permanecer como esporte para que no fim, o piloto mais rápido leve a melhor."

O alemão finalizou dizendo que “falta liderança” para a categoria.

“MotoGP é melhor”
Nem mesmo o campeão das duas últimas temporadas, Lewis Hamilton, está contente com a categoria. Quando perguntado se a Fórmula 1 estava “doente e sem direção”, o inglês disse que concordava, mas não queria elaborar sobre o assunto. O piloto, contudo, disse que acha a “MotoGP muito mais emocionante de ver, simplesmente porque as disputas são mais próximas.”

Outro que está descontente com o atual estado da categoria é Jenson Button, piloto com maior número de corridas no grid e que está indo para sua 17ª temporada na categoria.

“A Fórmula 1 precisa ser barulhenta e loucamente rápida. Precisa ser quase intocável, inatingível para as pessoas. E não é no momento. Os pilotos da GP2 estão andando dois ou três segundos mais lentos que nós. O degrau precisa ser mais alto”, defendeu o campeão de 2009, que vê uma luz no fim do túnel com as mudanças que estão sendo propostas para 2017.

“Tomara que ano que vem as novas regras devolvam um pouco disso, mas acho que precisamos de mais barulho. Se tivermos mais aderência mecânica, as corridas serão ótimas e os carros vão ser muito mais rápidos nas curvas, o que é bom porque, nesse caso, a preparação física dos pilotos será importante e o piloto poderá ser um fator limitante nas curvas, o que é exatamente do que o esporte precisa.”

A temporada de 2016 começa com o GP da Austrália, dia 20 de março, em Melbourne.

Fórmula 1