Topo

Fórmula 1

Alonso critica restrições aos rádios na F-1: Piloto não vai decidir nada

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/03/2016 02h10

Às vésperas da primeira etapa do campeonato de 2016 da Fórmula 1, Fernando Alonso criticou uma das mudanças do regulamento esportivo para esta temporada, que restringe a comunicação entre pilotos e equipes. Para o espanhol, a alteração, que visa aumentar a independência dos pilotos, terá o efeito contrário.

“Não acho que vai mudar muita coisa. Definitivamente, há um número limitado de coisas que você pode dizer ou ouvir no rádio. É estranha às vezes a direção que estão tomando em relação à comunicação na F-1, tentanto restringi-la, o que provavelmente não é o caminho normal”, disse o piloto da McLaren.

“Não acho que isso dará ao piloto mais poder ou influência na corrida em si por causa destas comunicações. Acho que a estratégia e a preparação para a corrida serão mais precisas e a disciplina que temos de ter no carro tem de ser muito maior.”

Alonso explicou que, como a troca de ideias durante as provas será restrita, as estratégias acabarão sendo decididas previamente.

“Vamos seguir mais ou menos uma certa abordagem, muito mais do que antes. Então, na verdade, acho que o piloto terá menos condições de decidir qualquer coisa. Antes tínhamos a possibilidade e instinto de sentir algo enquanto a corrida estava acontecendo. Tentamos atuar na estratégia e dar informação para a equipe, o que não podemos mais fazer. Não podemos mais ter um debate. Acho que estamos perdendo o instinto do piloto.”

A novidade estreia neste final de semana, na abertura da temporada. Os carros vão à pista na quinta-feira, às 22h30, pelo horário de Brasília, no primeiro treino livre do GP da Austrália. O segundo treino livre será na madrugada da sexta-feira, a partir das 2h30. O terceiro treino livre será à meia-noite de sábado e a classificação, às 3h. A largada está marcada para as 2h do domingo.

Fórmula 1