Topo

Fórmula 1

Vettel vê Ferrari ameaçando Mercedes em 2016. E brinca com apelido do carro

 Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

17/03/2016 01h50

Um bem humorado Sebastian Vettel iniciou os trabalhos da temporada de 2016 da Fórmula 1, em que sua equipe, a Ferrari, busca ameaçar os favoritos da Mercedes. Na entrevista coletiva do GP da Austrália, que será realizado neste final de semana, o alemão brincou sobre as diferenças em relação a seu principal rival, Lewis Hamilton, e o apelido de “Margherita” que deu a seu novo carro.

Vettel reconheceu que não é tão ligado às mídias sociais quanto Hamilton - o alemão não tem qualquer presença oficial em plataformas como twitter ou Facebook, ao contrário do inglês - e disse que isso não vai mudar tão cedo.

“Não entendi totalmente essas tecnologias, talvez ele possa me dar umas aulas. Mas não estou realmente interessado. As coisas são assim. Algumas pessoas gostam de pizzas como margherita, e outros gostam de colocar mais coisa.”

A brincadeira com o sabor de pizza é referência ao apelido de seu novo carro. No entanto, logo depois o alemão negou que o nome signifique uma comparação com o alimento.

“Não tem nome de pizza. É só um nome. Acho que a primeira coisa que você pensa é em um nome, não uma pizza. E é uma bebida!”

O tom de brincadeira continuou quando o alemão foi questionado se gostaria de voltar a ser companheiro de Daniel Ricciardo, uma vez que o ex-campeão Alan Jones sugeriu recentemente que a Ferrari contratasse o australiano. “Se você quiser um companheiro que esteja nas mídias sociais ou que dance com você no pitwall, não sou o cara. Talvez se quiser uma pizza margherita…”, disse ao ex-companheiro de Red Bull, ao seu lado na entrevista coletiva.

Falando sobre as chances da Ferrari na temporada, Vettel vê uma evolução em relação ao time que venceu três etapas ano passado. E acredita que, ainda que a Mercedes ainda seja a favorita, a Scuderia está dando passos largos para desafiar o time de Lewis Hamilton e Nico Rosberg em um futuro próximo.

“Acho que demos um grande passo. A questão é se estamos prontos. Mas acho que estamos em uma boa posição, fizemos um bom trabalho na pré-temporada. Chegando na temporada, não é uma surpresa eu dizer que a Mercedes é a favorita, mas vamos tentar nos tornar favoritos no futuro.”

Questionado se a classificação é o calcanhar-de-Aquiles da Ferrari, Vettel afirmou que isso só mostra que falta ritmo ao carro.

“Classificação é ritmo no geral, então precisamos melhorar nosso pacote. Não tem nenhum segredo nisso. Sabemos que estamos um pouco atrás - o quanto, ainda não sabemos. Mas temos um plano e sabemos onde queremos chegar e tomara que estejamos em uma posição melhor logo. Estamos começando a temporada em uma posição melhor e temos a condição de crescer mais ainda.”

Os carros vão à pista na quinta-feira, às 22h30, pelo horário de Brasília, no primeiro treino livre do GP da Austrália. O segundo treino livre será na madrugada da sexta-feira, a partir das 2h30. O terceiro treino livre será à meia-noite de sábado e a classificação, às 3h. A largada está marcada para as 2h do domingo.

Fórmula 1