Topo

Fórmula 1

Pilotos da Mercedes igualam recorde histórico de Schumacher e Barrichello

Theo Karanikos/AP
Imagem: Theo Karanikos/AP

Do UOL, em São Paulo

25/03/2016 06h00

Demorou pouco mais de três anos para a dupla Lewis Hamilton e Nico Rosberg igualar o número de dobradinhas da dupla de maior sucesso da história da Fórmula 1 até hoje, Michael Schumacher e Rubens Barrichello. Tanto os dois pilotos da Mercedes quanto os que foram companheiros na Ferrari entre 2000 e 2005 chegaram em primeiro e segundo lugares em 24 oportunidades enquanto correram juntos.

A marca de Hamilton e Rosberg, contudo, é mais impressionante porque foi conquistada em 58 GPs, disputados do início de 2013 para cá. Já no caso de Schumacher e Barrichello, foram 88 provas ao longo de seis temporadas, período no qual o piloto alemão foi campeão por cinco vezes e o brasileiro conquistou o vice em duas oportunidades

Não coincidentemente, a Mercedes já se tornou, nos últimos anos, a dona dos dois maiores números de dobradinhas em uma mesma temporada na história: foram 12 em 2015 e 11 em 2014, em 19 corridas. Trata-se de um recorde absoluto ainda que, computando a porcentagem, as 10 dobradinhas da McLaren com Ayrton Senna e Alain Prost em 16 GPs em 1988, seja superior.

A última dobradinha da dupla aconteceu na etapa de abertura da temporada de 2016, na Austrália. Mesmo largando mal e perdendo as primeiras colocações para os pilotos da Ferrari, Hamilton e Rosberg fizeram uma estratégia melhor e conseguiram se recuperar, com o alemão vencendo sua quarta prova em sequência. A segunda etapa do campeonato será disputada no Bahrein, dia 3 de abril.

Fórmula 1