Topo

Fórmula 1

Com 9 escolhas diferentes de pneu no grid, estratégia promete movimentar GP

Divulgação/Pirelli
Imagem: Divulgação/Pirelli

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

28/03/2016 06h00

Uma novidade nas regras da temporada de 2016 da Fórmula 1 que ajudou a movimentar a primeira etapa do ano, na Austrália, promete roubar a cena novamente neste final de semana, quando será disputado o GP do Bahrein: a livre escolha de 10 dos 13 jogos de pneus disponíveis por cada piloto.

Cada piloto pode escolher estes 10 pares entre os três compostos que a Pirelli disponibiliza por GP, o que aumenta as possibilidades de adotar estratégias diferentes. Para a etapa barenita, assim como aconteceu na Austrália, as opções foram os médios, macios e supermacios. E, entre os 24 pilotos do grid, houve nove tipos diferentes de escolhas.

Os pilotos da Mercedes, por exemplo, foram mais ousados que os da Ferrari, escolhendo apenas um jogo de pneus médios, seis macios e seis supermacios. Vettel e Raikkonen terão à disposição três médios, quatro macios e seis supermacios.

Entre os brasileiros, Felipe Massa usará três médios, três macios e sete supermacios, enquanto Felipe Nasr optou por quatro médios, quatro macios e cinco supermacios. O piloto da Sauber, inclusive, foi um dos poucos que fizeram escolhas diferentes em relação a seu próprio companheiro. Os pilotos da Haas, Gutierrez e Grosjean, também terão compostos diferentes à disposição.

Até o ano passado, a Pirelli determinava dois compostos e suas quantidades. A maior abertura, contudo, deu resultado na Austrália, GP em que nove pilotos utilizaram os três compostos disponíveis durante a prova e os seis primeiros colocados fizeram estratégias diferentes.

O GP do Bahrein terá largada ao meio-dia do domingo. A classificação, cujo formato foi mantido após muita discussão depois da estreia em Melbourne, será disputada no mesmo horário, no sábado.

Fórmula 1