Topo

Fórmula 1

Ele é candidato ao título da F-1 em 2016. Mas sempre sonhou ser boleiro

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

30/03/2016 06h00

Ele está na Fórmula 1 há 10 anos e nos últimos quatro tem ganhado corridas e disputado as primeiras colocações, chegando a brigar pelo título até a última prova em 2014. Mas o caminho de Nico Rosberg poderia ter sido muito diferente. Fanático por futebol, o alemão revelou que quis muito seguir carreira dentro das quatro linhas.

Filho do campeão de Fórmula 1 de 1982, o finlandês Keke Rosberg, Nico foi forjado desde a infância para se tornar piloto, começando a correr de kart aos seis anos. Porém, a paixão pelo futebol sempre esteve presente.

“Eu sonhei muito em me tornar um jogador profissional, mas a falta de talento foi o problema”, admitiu o piloto da Mercedes, que chegou a jogar em um clube pequeno em Mônaco, onde foi criado, quando criança. “Eu jogava em um time de subúrbio. Na verdade só ia nos treinos porque os jogos eram sábado e eu sempre tinha alguma corrida de kart. Mas não era muito talentoso, então escolhi a carreira certa.”

Torcedor fanático do Bayern de Munique, Rosberg revela que queria ser atacante. “Eles são os mais legais. Mas eu não sou um cara muito rápido, sou mais um corredor de longa distância, então não daria certo. Na verdade, o automobilismo e o futebol são similares: você precisa de coordenação entre o pé e a visão. Digamos que meu pé funciona melhor para apertar o acelerador do que passar a bola”, brincou.

Mesmo que o sonho de infância tenha ficado para trás, Rosberg costuma usar o futebol como forma de aquecimento antes das sessões de treino e corridas. É comum vê-lo batendo bola com o treinador no paddock antes de entrar no carro. E dá para ver que ele escolheu a carreira certa.

Neste final de semana, o alemão disputa o GP do Bahrein, mesma prova na qual, há 10 anos, impressionou estreando com um sétimo lugar pela Williams. O piloto da Mercedes é o líder do campeonato após vencer a primeira etapa, disputada na Austrália. O GP do Bahrein terá classificação a partir do meio-dia do sábado pelo horário de Brasília. A largada, no domingo, também será às 12h.

Fórmula 1