Topo

Fórmula 1

Time e pilotos novatos roubam a cena no GP do Bahrein

Do UOL, em São Paulo

02/04/2016 15h36

O grid para o GP do Bahrein tem os nomes de sempre na frente: Hamilton na pole, Rosberg em segundo, e os pilotos da Ferrari logo atrás. Mas três novatos roubaram a cena na classificação e têm boas chances de continuar chamando a atenção na corrida, com largada marcada para o meio-dia do domingo, pelo horário de Brasília.

A nova equipe Haas é quem vem impressionando mais. O time colocou seus pilotos dentro do top 10 em diversos momentos durante os treinos livres e confirmou sua velocidade com o nono lugar de Romain Grosjean no grid.

Como o francês tem uma vantagem importante em relação aos rivais que se classificaram à frente - possui quatro jogos de pneus novos guardados - espera-se que tenha chances reais de pontuar pela segunda vez. O piloto já tinha feito história ao chegar em sexto logo na primeira prova do time, na Austrália, há duas semanas.

Outro que chamou a atenção foi Stoffel Vandoorne, da McLaren. O belga, que substitui Fernando Alonso neste final de semana e faz sua estreia em um GP de Fórmula 1 conseguiu superar o campeão de 2009 Jenson Button. “Foi uma surpresa”, admitiu o piloto de 24 anos, que vai largar em 12º. “Mas eu sabia que estava próximo dele nos treinos livres. Para uma primeira classificação, acho que posso ficar muito contente.”

Um pouco mais atrás no grid, em 16º, Pascal Wehrlein, que estreia nesta temporada, não escondeu a empolgação com o resultado, o melhor da equipe desde 2014. “Estou tão feliz! Foi uma pena ficar de fora do Q2, mas estamos o mais perto possível e é uma ótima posição para largar. Quero agradecer a equipe pelo trabalho duro deles no carro. Estava me sentindo muito confortável.”

O alemão, contudo, reconhece que os problemas de degradação de sua Manor podem atrapalhar na corrida. Já Vandoorne acredita que pode lutar para chegar nos pontos, contra a própria Haas de Grosjean e de Gutierrez e as Toro Rosso, seus rivais mais próximos.

Fórmula 1