Topo

Fórmula 1

Raikkonen supera Senna. E poderia ter vencido no Bahrein, segundo Ferrari

Do UOL, em São Paulo

04/04/2016 09h14

A atuação de Kimi Raikkonen para conquistar o segundo lugar no GP do Bahrein lhe rendeu elogios do chefe da Ferrari, Maurizio Arrivabene. E ainda resultou em uma marca importante para o finlandês, que superou Ayrton Senna e entrou no top 5 dos pilotos com mais pódios na história da Fórmula 1.

Raikkonen, que disputou seu 234º GP, agora soma 81 pódios, contra 80 do tricampeão brasileiro, que correu em 162 provas. O campeão de 2007, contudo, não é o piloto em atividade com mais pódios, sendo superado por Lewis Hamilton, que tem 89, e Fernando Alonso, com 97. A estatística é liderada por Michael Schumacher, com 155 pódios, seguido por Alain Prost, com 106.

A performance agradou Arrivabene. “Acho que a maneira como Kimi pilotou durante a prova foi espetacular, absolutamente espetacular. A ultrapassagem por fora em cima de Ricciardo me lembrou do piloto dos velhos tempos.”

No entanto, a Ferrari sente que a largada ruim do finlandês comprometeu um resultado que poderia ter sido até melhor. “Talvez - e destaco que apenas talvez - ele comprometeu a vitória na corrida. Não estou inventando nada”, disse Arrivabene, que explicou o porquê dos primeiros metros do único carro da Ferrari que disputou o GP do Bahrein - depois de Sebastian Vettel ter uma quebra de motor na volta de apresentação - terem sido ruins. “Ouvi dizer que provavelmente o dedo dele escorregou da embreagem. É algo que acontece. Mas o que ele fez depois foi inacreditável.”

Fórmula 1