Topo

Fórmula 1

Williams admite erro na tática de Massa no Bahrein e vê falta de ritmo

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

05/04/2016 10h34

No papel, a tática da Williams era boa: apostar na durabilidade dos pneus médios, guardados especialmente para a corrida, e fazer uma parada a menos que os rivais no GP do Bahrein. Porém, o composto mais duro disponível no final de semana não funcionou bem na corrida e, depois de ver os pilotos Felipe Massa e Valtteri Bottas pularem para segundo e terceiro na primeira volta, o time acabou decepcionado com a oitava e nona colocações no final.

“Foi uma corrida muito dura e não estivemos nem perto de onde deveríamos estar”, reconheceu o engenheiro-chefe de performance, Rob Smedley. “Conseguimos ter uma boa velocidade na classificação, mas depois o ritmo de corrida não está lá. Precisamos entender o que aconteceu, principalmente no segundo stint de Felipe com os pneus médios, que não renderam o que podiam.”

Massa conseguiu se manter em segundo até sua primeira parada, quando colocou os pneus médios. A partir de então, passou a perder muito tempo, com um ritmo bastante inferior aos rivais diretos, o que acabou com a vantagem de fazer uma parada a menos, em erro reconhecido pela Williams.

“A estratégia de duas paradas não funcionou como esperávamos”, lamentou Massa. “Nosso ritmo com os pneus médios não era bom e isso permitiu que os outros nos superassem. Esperávamos muito desta corrida, então é uma decepção, mas esperando ter aprendido com este final de semana para ter um resultado melhor na China.”

Smedley concorda com o brasileiro. “O que sabemos agora é que temos muito trabalho pela frente, temos de enfrentar de cabeça erguida, porque temos uma corrida na China em menos de duas semanas. Temos de nos recuperar para voltar mais fortes depois deste final de semana difícil.”

Fórmula 1