Topo

Fórmula 1

Sebastian Vettel defende que a Fórmula 1 abandone os motores V6 turbo

Do UOL, em São Paulo

08/04/2016 12h02

Um dos maiores críticos da situação atual da Fórmula 1, Sebastian Vettel defendeu o retorno dos motores aspirados, com os quais venceu seus quatro títulos mundiais, de 2010 a 2013. Para o alemão, a tecnologia dos turbo V6 híbridos, que estrearam em 2014, é cara demais e é a base dos problemas da categoria.

“Pessoalmente, acho que as atuais unidades de potência são muito caras e seria benéfico para todas as equipes e o esporte em geral voltar para algo como os motores aspirados. Essas unidades de potência já custaram muito dinheiro e vão continuam custando”, declarou o piloto da Ferrari.

“Tudo o que temos tentado fazer com as mudanças nas regras não muda o problema principal e acho que muitos dos problemas que estamos enfrentando vêm desse caminho errado que foi tomado. É fácil agora levantar a mão e admitir isso, mas ainda estamos travados. Não posso mudar as regras, acho que é bom não deixar um piloto ou uma pessoa mudar as regras, mas a maneira como as coisas estão não é a melhor.”

A opinião de Vettel é semelhante à do promotor da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, crítico feroz dos V6 turbo, que acabaram se tornando um diferencial de performance importante entre as equipes, dando mais poder às montadoras. 

Fórmula 1