Topo

Fórmula 1

China tenta emplacar seu 1º piloto na Fórmula 1. E montadoras estão de olho

Divulgação/FIA
Imagem: Divulgação/FIA

Do UOL, em São Paulo

13/04/2016 10h22

Com uma população de mais de 1,3 bilhão de pessoas, a China se prepara para receber a Fórmula 1 pelo 13º ano seguido neste final de semana. Porém, o país ainda não sabe o que é ter um piloto no grid da categoria.

O primeiro chinês a pilotar um Fórmula 1 foi Ho Pin Tung, que testou pela Renault em 2009. Além dele, Ma Qing Hua chegou a participar de treinos livres com a HRT em 2012, mas nunca alinhou no grid e corre pela Citroen no Mundial de Turismo. Porém, o país acaba de ganhar uma nova esperança, com a contratação de Sun Yue Yang, de apenas 15 anos, pela Renault.

Yang é o primeiro kartista contratado pelo programa de desenvolvimento de pilotos da marca francesa, que conta ainda com  Oliver Rowland, Jack Aitken, Kevin Jorg e Louis Deletraz.

“Sun mostrou muito potencial no WSK para, com a preparação certa, trabalhar até chegar na F-1. As oportunidades tanto para ele, quanto para a Renault na China se beneficiarem desta parceria são enormes”, destacou o chefe da divisão esportiva da marca francesa, Frederic Vasseur.

De fato, as montadoras ocidentais estão buscando nos jovens talentos chineses oportunidades de crescimento no mercado do país. Tanto, que a Ferrari também possui um piloto chinês, Guan Yu Zhou, em sua academia de pilotos.

O plano da Renault com Yang, contudo, é de longo prazo. Segundo os franceses, o projeto é guiá-lo até a Fórmula 1 “em dez anos”.

Fórmula 1