Topo

Fórmula 1

Imagens revelam que visor de Alonso abriu em acidente na Austrália

Max Blyton/AFP
Imagem: Max Blyton/AFP

Do UOL, em São Paulo

20/04/2016 09h59

Exatamente um mês após o acidente que tirou Fernando Alonso do GP do Bahrein, foi divulgado pela publicação alemã Auto Motor und Sport que as imagens de uma câmera de alta velocidade que está estreando neste ano na Fórmula 1 flagraram a abertura da viseira do capacete do espanhol durante o impacto. E mostrou que o bicampeão fechou fortemente os olhos enquanto sua McLaren capotava em Melbourne, na Austrália.

O acidente aconteceu quando Alonso tentava ultrapassar a Haas de Esteban Gutierrez e bateu seu pneu dianteiro esquerdo no traseiro direito do carro do mexicano, batendo fortemente contra o muro. Desgovernado, o carro capotou na caixa de brita, ficando completamente destruído.

O espanhol saiu andando do acidente, aparentemente sem maiores complicações, mas nos dias seguintes foram constatadas fraturas em sua costela, o que o tirou do GP seguinte, no Bahrein, e quase o deixou de fora também da corrida da China, no último final de semana.

Curiosamente, a nova câmera foi instalada nos carros a partir deste ano com o intuito de servir como ferramenta da FIA na investigação de acidentes justamente após uma batida aparentemente mais leve do próprio Alonso, durante os testes de pré-temporada de 2015, tirá-lo do GP da Austrália daquele ano. Assim, não deverão ser divulgadas ao público. O equipamento está instalado no painel do volante e consegue obter imagens bastante precisas.

A abertura do visor do capacete do espanhol é o segundo dado preocupante sobre a batida obtido pela FIA. A análise prévia do que restou do carro apontou uma rachadura no assento da McLaren.

Fórmula 1