Topo

Fórmula 1

Após dia difícil para Ferrari, Vettel é punido e perderá 5 posições no grid

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

29/04/2016 11h10

A tabela de tempos mostra Sebastian Vettel na segunda colocação após os dois treinos livres realizados nesta sexta-feira, em Sochi, na Rússia, palco da quarta etapa da temporada. Porém, o alemão, que perdeu metade da segunda - e mais importante - sessão devido a um problema na caixa de câmbio em sua Ferrari, se mostra preocupado com o comportamento do carro.

Para piorar, o piloto terá de trocar o câmbio e,com isso, perderá cinco posições no grid de largada.

“Tivemos um problema elétrico, obviamente é parte das coisas eletrônicas que o carro tem. Não sabemos exatamente o que foi. Tenho certeza de que podemos consertar isso, mas precisamos entender o que aconteceu”, disse aos jornalistas presentes em Sochi antes da confirmação da punição.

“É uma pena porque ficaram faltando algumas voltas por dar, especialmente nas simulações de corrida, para ver o quão competitivos estamos. Acho que Kimi fez a lição de casa para a equipe, então não é tão ruim. E também acho que, aqui, sabemos mais ou menos o que esperar. E podemos aprender muito com o que os demais fizeram.”

Esse aprendizado inclui a simulação de corrida daquele que promete ser o principal rival da Ferrari neste final de semana, Daniel Ricciardo, que completou mais de 30 voltas com os pneus macios, mantendo um bom ritmo, e indicando que a corrida pode ter apenas uma parada no domingo.

Do lado da Ferrari, Vettel admitiu que a equipe ainda precisa trabalhar no acerto do carro. “O equilíbrio ainda não está como eu gostaria.”

A opinião é a mesma de seu companheiro, Kimi Raikkonen, quarto colocado nos treinos livres, mas a mais de 1s da ponta. “Foi um dia difícil, nada funcionou no carro do jeito que eu queria. Foi um daqueles dias em que não conseguimos fazer os pneus funcionarem e o acerto fazer sentido.”

Os pilotos da Ferrari terão mais uma sessão de treinos livres para acertar seu carro, a partir das 6h do sábado, pelo horário de Brasília. A classificação começa às 9h, mesmo horário da largada, no domingo.

Fórmula 1