Topo

Fórmula 1

Com caminho aberto para vencer 4ª seguida, Rosberg iguala Piquet e Lauda

 Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

30/04/2016 10h45

Foi tão fácil que Nico Rosberg se deu ao luxo de arriscar demais e errar sua última volta lançada e, mesmo assim, conquistar a pole position do GP da Rússia, que o igualou aos tricampeões Nelson Piquet e Niki Lauda. O alemão, que já é o piloto sem títulos que mais venceu na história da Fórmula 1, vai largar na frente pela 24ª vez, ajudado por problemas no motor Mercedes de seu companheiro, Lewis Hamilton.

Na comparação com Piquet, Rosberg leva vantagem, tendo disputado 16 provas a menos que o brasileiro. Já seu atual chefe, Lauda, fez 171 GPs na carreira e, com isso, tem média de pole positions melhor que o alemão.

Rosberg, contudo, reconheceu que os problemas de Hamilton, que também tinha ficado de fora da briga pela pole na última corrida, na China, estão facilitando sua vida.

“No momento, ainda estou feliz em relação à classificação, porque me senti incrível. O equilíbrio do carro tem estado perfeito ao longo do final de semana e progredido muito. É claro que os demais tiveram azar - muito azar - e isso torna minha corrida um pouco mais fácil, ainda que a F-1 nunca seja fácil”, ponderou.

Além dos problemas de Hamilton, Sebastian Vettel também largará mais atrás, em sétimo, devido a uma punição pela troca do câmbio. “Mesmo de onde Sebastian está largando ou Kimi [Raikkonen, terceiro no grid], ainda tenho meus rivais. Então preciso me manter focado.”

É a terceira pole position nas três edições disputadas em Sochi até aqui. Porém, nas duas outras ocasiões, o alemão fritou seus pneus na primeira curva em 2014 e caiu para último e abandonou logo nas primeiras voltas por uma quebra no ano seguinte. Em 2016, contudo, o líder do campeonato vem em uma sequência forte, com três vitórias seguidas. “Não pensei muito sobre a corrida, mas é claro que largar da pole é ótimo. Nunca é fácil, mas a maneira como o grid se desenhou me ajuda para tentar vencer amanhã.”

O GP da Rússia, terá largada às 9h do domingo, pelo horário de Brasília.

Fórmula 1