Topo

Fórmula 1

Rosberg manda recado para críticos da proteção de cockpit: 'Superem'

Do UOL, em São Paulo

03/05/2016 14h35

A Fórmula 1 já tem um prazo para decidir sobre qual tipo de proteção de cockpit será utilizada a partir do próximo ano. Isso, mesmo que a categoria não tenha unanimidade em relação à novidade, duramente criticada, por exemplo, pelo promotor Bernie Ecclestone e o atual campeão do mundo, Lewis Hamilton.

Porém, para Nico Rosberg, o caminho do aumento da proteção não tem volta.

“Na história do esporte, toda vez que algo foi feito para melhorar a segurança, houve um comprometimento”, disse aos jornalistas durante o GP da Rússia. “Sempre houve alguém reclamando no começo, especialmente sobre o visual dos carros. Foi assim quando o cockpit foi levantado e não dava mais para ver os braços dos pilotos. Precisamos aceitar isso e tomara que os críticos superem.”

Rosberg lembrou que as últimas fatalidades no automobilismo ocorreram por lesões cerebrais e, por isso, é importante aumentar a segurança nessa região.

“Claro que eu respeito e entendo [quem é contra], mas espero que eles superem, porque precisamos disso e esse é o caminho certo. É a zona de mais perigo que ainda existe em nosso esporte. Houve algumas mortes. É a área mais importante do momento e é ótimo ver que as coisas estão progredindo.”

Dois tipos de proteção foram testados: o halo, espécie de arco de fibra de carbono, e a chamada aerotela, que se assemelha à proteção usada em aviões de caça.

Fórmula 1