Topo

Fórmula 1

Hamilton admite que 'cartões amarelos' podem complicar sua vida em 2016

Peter Park/AFP
Imagem: Peter Park/AFP

Do UOL, em São Paulo

05/05/2016 06h00

A regra é clara: o piloto que receber três reprimendas durante uma temporada perderá 10 posições no grid de largada da prova seguinte. E, após apenas quatro etapas disputadas em 2016, o tricampeão Lewis Hamilton já está ‘pendurado’.

O inglês recebeu o primeiro ‘cartão amarelo’ após dar marcha ré no pit lane, após a classificação do GP do Bahrein. O piloto, inclusive, escapou de uma punição mais severa pois justificou que os próprios fiscais de pista lhe pediram para movimentar o carro.

Na última etapa, na Rússia, também na classificação, Hamilton recebeu a segunda reprimenda também por um detalhe. O diretor de provas Charlie Whiting havia determinado que, caso um piloto saísse da pista na curva 2, teria de passar pelo lado esquerdo de uma espécie de cone colocado na área de escape antes de voltar à pista, por questões de segurança. Ao ignorar a determinação, Hamilton levou o segundo ‘cartão amarelo’.

São diversos os motivos que podem levar um piloto a levar uma reprimenda, inclusive se atrasar para coletivas de imprensa, por exemplo.

Sabendo que corre risco, Hamilton criticou duramente as penalizações. “Fiquei sabendo que é bem provável que eu perca 10 posições no grid porque só falta uma reprimenda. A última foi ridícula”, reclamou aos jornalistas em Sochi.

“É muito engraçado. Na época do kart tinha um comissário que só estava lá para acabar com o final de semana de todo mundo e estou começando a ter as mesmas experiências… e como se as famílias aparecessem, pagassem caro para estar lá e tem esse cara, um completo idiota, que aparece só para arruinar o final de semana de todos”, relembrou o inglês.

Para complicar a situação de Hamilton, que está a 43 pontos do líder Nico Rosberg, a Fórmula 1 vive a temporada mais longa da história, com 21 corridas.

Fórmula 1