Topo

Fórmula 1

Inconsistência e pressão tiraram Kvyat da Red Bull, explica consultor

Brandon Malone/Reuters
Imagem: Brandon Malone/Reuters

Do UOL, em São Paulo

05/05/2016 10h37

A substituição de Daniil Kvyat por Max Verstappen na Red Bull aconteceu após um erro do russo tirar as chances da equipe pontuar no GP da Rússia. Porém, o consultor da equipe, Helmut Marko, indicou que a empresa já vinha descontente com o piloto, que foi ‘rebaixado’ para o time satélite da Red Bull, a Toro Rosso.

“Em primeiro lugar, foi uma medida para tirar a pressão de Daniil, que neste ano não demonstrou o mesmo rendimento do ano passado, sendo de três a cinco décimos mais lento que Ricciardo, enquanto, em 2015, estava no mesmo nível”, justificou Marko à Motorsport Total.

Kvyat começou a temporada com uma classificação ruim e um problema técnico que o impediu de largar na Austrália. No Bahrein e na China, seguiu andando atrás do companheiro Ricciardo. Porém, na etapa de Xangai, em que o australiano teve um pneu furado enquanto liderava, perdendo várias posições, o russo chegou ao pódio. Isso, contudo, não foi suficiente para convencer a cúpula da Red Bull.

“Ele foi muito inconsistente, teve muitos altos e baixos. Às vezes andou bem, como na China, mas sofreu muito com a pressão. O incidente de Sochi é uma consquência desta situação, uma pressão interna que não foi criada pela equipe”.

A mudança já vale a partir do GP da Espanha, dia 15 de maio. De volta à Toro Rosso, Kvyat fará dupla com Carlos Sainz.

Fórmula 1