Topo

Fórmula 1

Red Bull confirma 'rebaixamento' de Kvyat. Verstappen assume vaga

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

05/05/2016 06h24

A Red Bull confirmou o ‘rebaixamento’ de Daniil Kvyat após o russo bater com Sebastian Vettel e acabar comprometendo, por tabela, a corrida do companheiro Daniel Ricciardo no GP da Rússia, no último final de semana. O piloto será substituído por Max Verstappen e vai correr, no GP da Espanha, dia 15 de maio, ao lado de Carlos Sainz na Toro Rosso.

Kvyat, que chegara ao pódio na etapa anterior, na China, mesmo após também ter se tocado com Vettel, tirou o alemão da corrida logo na primeira volta na etapa seguinte. Primeiramente, errou a freada da curva 2 e bateu na traseira da Ferrari, empurrando-a para cima de Ricciardo, que teve a asa dianteira quebrada. Sem perceber a queda de velocidade do carro italiano, Kvyat acabou batendo pela segunda vez na curva seguinte, desta vez tirando Vettel da prova e também danificando sua asa.

Os toques acabaram com as chances de ambos os pilotos da Red Bull, que terminaram o GP fora dos pontos, e revoltaram Sebastian Vettel.

Após a prova, o chefe Christian Horner fez questão de deixar claro que o russo havia “arruinado a corrida da equipe” e o consultor Helmut Marko disse que o piloto “não teria uma segunda chance”.

Nesta quinta-feira, o time confirmou que o russo Kvyat, que faz sua segunda temporada pela equipe, será substituído por Max Verstappen. “Max provou que é um jovem talento impressionante”, disse Horner em comunicado oficial. “Suas performances na Toro Rosso foram impressionantes até aqui e estamos felizes em lhe dar uma oportunidade para pilotar pela Red Bull”.

“Estamos em uma posição única de ter quatro pilotos na Red Bull e na Toro Rosso sob contrato, então temos a flexibilidade de fazer trocas entre as equipes. Dany continuará seu desenvolvimento na Toro Rosso, uma equipe com a qual tem familiaridade, para lhe dar a chance de voltar ao seu melhor e mostrar seu potencial.”

Fórmula 1