Topo

Fórmula 1

Massa diz que 16º lugar é 'irreal', mas desgaste de pneus preocupa Williams

Dan Istitene/Getty Images
Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

13/05/2016 11h15

O 16º lugar nos treinos livres para o GP da Espanha não é a realidade da Williams. Mas Felipe Massa também não está satisfeito com o rendimento de seu carro para a quinta etapa do campeonato. O brasileiro revelou que não gostou do comportamento do carro, enquanto seu companheiro Valtteri Bottas, 11º colocado, chamou a atenção para o alto desgaste de pneus.

“O resultado não é a realidade. Acabei cometendo um erro no final da minha volta rápida e perdi tempo. Então o resultado não é o problema maior e, sim, entender onde estamos em relação aos outros e quão elevado é o desgaste de pneus”, disse Massa ao UOL Esporte.

“Não foi uma sexta-feira tão boa quanto a gente teve na Rússia, mas vamos tentar melhorar o carro para a classificação e, principalmente, para o domingo. Sabemos que é uma pista em que a carga aerodinâmica é alta, então precisamos equilibrar o carro para que ele se comporte bem. Nos treinos, não estava com o carro na minha mão, estava saindo muito de traseira.”

Massa afirmou que a Williams, ao contrário da grande maioria das equipes, não tem novidades no carro para este final de semana. Bottas, por sua vez, revelou que a equipe testou diferentes níveis de rigidez da suspensão para tentar minimizar o grande problema do carro para esta corrida: o desgaste de pneus. “O ritmo com o pneu médio foi bom, mas o desgaste é alto. Fazer duas paradas pode ser bastante complicado para nós.”

O finlandês também se mostrou preocupado em relação à classificação. “A expectativa é de que a classificação seja muito apertada, então qualquer coisa que conseguirmos melhorar no carro seria bem-vinda.”

Os pilotos ainda terão mais uma sessão de treinos livres, a partir das 6h da manhã de sábado, pelo horário de Brasília, para melhorar os carros antes da classificação, que começa às 9h. A largada também está marcada para as 9h, do domingo. 

Fórmula 1