Topo

Fórmula 1

Carreira 'lenta' frustra Ricciardo: 'Nem cheguei perto de um título ainda'

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

01/06/2016 05h40

Quando Sebastian Vettel estava próximo dos 27 anos, já era tetracampeão do mundo. Fernando Alonso era bi e Lewis Hamilton já havia conquistado seu primeiro título quatro temporadas antes. Isso explica por que Daniel Ricciardo acredita que conquistou muito menos do que deveria em sua carreira na F-1 até aqui.

O australiano, que completa 27 anos exatamente daqui um mês, soma três vitórias, uma pole position e 11 pódios em 94 GPs disputados. “Parte da minha frustração é que eu realmente acredito - e tenho acreditado há muito tempo (e não quero que soe arrogante) - na minha habilidade, vamos colocar dessa maneira. Eu deveria ter sido mais recompensado”, disse à Sky Sports.

O piloto da Red Bull enfrenta um momento difícil, tendo perdido duas corridas em sequência devido a erros de sua equipe: na Espanha, acabou ficando com a pior tática em detrimento de seu companheiro Max Verstappen, que venceu a prova, e em Mônaco, sofreu com um pit stop lento.

“Vou fazer 27 anos em pouco tempo e não tenho nada perto de um título mundial e acredito que deveria ter isso em pouco tempo. Nas duas últimas semanas, poderia ter tido duas vitórias a mais e não tenho. Então está demorando um pouco demais.”

Membro do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull, Ricciardo começou na F-1 na extinta HRT, no meio da temporada de 2011. Nas duas temporadas seguintes, correu na Toro Rosso e acabou sendo promovido para o time principal da marca austríaca justamente com seu período de domínio na categoria acabou, em 2014.

Fórmula 1