Topo

Fórmula 1

Sem simulador, pilotos do meio do pelotão se viram para aprender pista nova

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Baku (Azerbaijão)

16/06/2016 10h34

Quando chegam a um circuito novo, como o traçado de rua de Baku, no Azerbaijão, que estreia neste final de semana no calendário da Fórmula 1, pilotos de times grandes, como Sebastian Vettel, Valtteri Bottas e Carlos Sainz - que usa o simulador da Red Bull - já têm uma grande vantagem: voltas e mais voltas nos completos simuladores de seus times, que permitem até testar acertos para o carro.

Tais pilotos revelaram terem feito cerca de 80 voltas no circuito de Baku antes mesmo de colocarem seus carros na pista. No caso de Felipe Nasr e de outros pilotos, como a dupla da Force India, entretanto, como suas equipes não têm simuladores, o tipo de preparação é outro.

“A gente joga videogame, corre na pista. Já corri três vezes desde que eu cheguei. Também tiramos fotos, vemos vídeos. Usamos os recursos que estão disponíveis da maneira que conseguimos”, disse o brasileiro ao UOL Esporte.

Isso é ainda mais complicado quando a estreia ocorre em uma pista de rua, com muros tão próximos. “Tem toda uma maneira de estudar a pista quando é um circuito de rua. Acho que cada volta conta de alguma maneira para você ir construindo o conhecimento - aqui não posso pegar essa zebra, ali tenho que fazer a curva de outro jeito”, avalia Nasr.

“Você tem de dar uma margem para si mesmo - primeiro para entender a margem que você tem em cada ponto de freada. Não dá para sair tirando tudo e dar uma escapada porque não tem para onde escapar. Quando a pista estiver melhor e o pneu estar na temperatura certa, você começa a procurar o limite. É sempre importante entender onde começar a ter uma referência e começar a trabalhar passo a passo.”

Antes de ‘pegar o jeito’ de uma pista nova, até identificar as curvas é difícil, como lembrou Felipe Massa. “Andei no simulador, andei na pista, vi os vídeos. Tudo para tentar memorizar as curvas, O número é o mais fácil - se você não souber direito, você explica mais ou menos e eles sabem.”

As atividades para o GP da Europa começam com os treinos livres a partir das 6h da sexta-feira, pelo horário de Brasília. O segundo treino livre será às 10h. No sábado, serão disputados o terceiro treino livre, a partir das 7h e a classificação começa às 10h. A largada, no domingo, também está marcada para as 10h.

Fórmula 1