Topo

Fórmula 1

Em corrida morna nas ruas de Baku, Rosberg vence de ponta a ponta

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Baku (Azerbaijão)

19/06/2016 11h36

A expectativa de uma corrida acidentada no apertado e veloz circuito de Baku, no Azerbaijão, não se confirmou e Nico Rosberg venceu de ponta a ponta o GP da Europa, aumentando sua vantagem na ponta do campeonato. O alemão agora tem 24 pontos de vantagem em relação a Lewis Hamilton, que foi apenas o quinto após ter errado na classificação e largado em décimo. Sebastian Vettel e Sergio Perez completaram o pódio.

O mexicano ultrapassou Kimi Raikkonen na volta final para levar a Force India ao terceiro posto. "Desculpe por ontem", disse o piloto no rádio, referindo-se à batida no treino livre que o fez perder cinco posições no grid após ter se classificado em segundo. Entre os brasileiros, Felipe Massa foi apenas o décimo colocado e Felipe Nasr fez uma excelente corrida, terminando em 12º e colocando a Sauber à frente das Haas e Renaults.

Rosberg largou bem e manteve a ponta, com Ricciardo em segundo, Vettel em terceiro e Raikkonen em quarto. Massa fritou o pneu na primeira curva e perdeu a posição para Perez, caindo para sexto. Kvyat, Verstappen, Bottas e Hamilton completavam o top 10 ao final da primeira volta. Quem largou bem foi Nasr, que pulou de 16º para 13º. O brasileiro, contudo, logo foi ultrapassado por Hulkenberg.

Como o DRS foi bastante eficiente na longa reta em Baku, Hamilton e Bottas logo começaram a abrir caminho, passando as duas Toro Rosso. Na frente, Vettel passou Ricciardo com facilidade na volta 6, quando os primeiros carros foram aos boxes.

Ricciardo foi o primeiro dos ponteiros a parar, sendo seguido por Massa na volta 7. A Ferrari, após ter cometido alguns erros estratégicos nas últimas provas, optou por dividir seus pilotos: colocou Raikkonen na mesma estratégia de Ricciardo, enquanto manteve Vettel na pista, copiando Rosberg. Hamilton, Bottas e Hulkenberg também escolheram permanecer com os mesmos pneus. A tática ferrarista, porém, foi comprometida por um erro de Raikkonen, que cruzou a linha de entrada do box e levou uma punição de 5s.

Hamilton parou na volta 15, a mesma em que Raikkonen passou Hulkenberg por fora na curva 1. A vítima seguinte do finlandês foi Ricciardo. O piloto da Ferrari pulou para a terceira colocação na volta 19, quando bottas fez sua parada.

Apenas no 20º giro Vettel trocou os supermacios pelos macios, o mesmo acontecendo com Rosberg na volta seguinte. Assim, após todas as paradas realizadas, Rosberg liderava à frente de Raikkonen, Vettel, Perez, Ricciardo, Hamilton, Massa, Bottas, Sainz e Alonso. Felipe Nasr, por sua vez, continuava entre as McLaren e as Haas, em 13º.

Não demorou para a Ferrari ordenar a troca de posições. Depois de ter deixado Vettel passar e de receber o agradecimento do engenheiro, Raikkonen disse: ‘Agora pede para ele acelerar’. Afinal, o finlandês precisava abrir em relação ao quarto colocado, Perez, antes de pagar sua punição, o que seria feito adicionando os 5s a seu tempo final. O finlandês, contudo, não conseguia se distanciar suficientemente do mexicano.

Com seis voltas para o final, os pneus macios de Massa começaram a se deteriorar e o brasileiro foi ultrapassado por Verstappen, que usava os médios. Assim, o piloto da Williams caiu para a décima colocação, pois esteve entre os que pararam duas vezes na corrida, a exemplo da dupla da Red Bull.

Na ponta, Rosberg correu praticamente sozinho para garantir a quinta vitória da temporada, a primeira desde o GP da Rússia, no início de maio. Vettel chegou em segundo, com Perez em terceiro. O mexicano superou Raikkonen na volta final, mas já chegaria na frente devido aos 5s acrescidos ao tempo total do finlandês. Lewis Hamilton, que passou boa parte da prova pedindo ajuda para seu engenheiro a fim de efetuar uma mudança no volante - algo que não é permitido pelo regulamento e, portanto, não foi feito pelo time - terminou em quinto, seguido por Bottas, Ricciardo, Hulkenberg, Verstappen e Massa. Felipe Nasr fez algumas ultrapassagens nas voltas finais para conquistar uma boa 12ª colocação.

Após três corridas de rua seguidas, a Fórmula 1 vai para o interior da Áustria para a nona etapa do campeonato, daqui duas semanas.

Confira o resultado do GP da Europa
1. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes 51 volta 1h 32m 52.366s
2. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari 
3. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes 
4. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari 
5. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 
6. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes 
7. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG Heuer 
8. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes 
9. Max Verstappen HOL Red Bull-TAG Heuer 
10. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes 

11. Jenson Button ING McLaren-Honda 
12. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari +1 lap
13. Kevin Magnussen DIN Renault-Renault +1 lap
14. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +1 lap
15. Jolyon Palmer ING Renault-Renault +1 lap
16. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari +1 lap
17. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari +1 lap
18. Rio Haryanto INA MRT-Mercedes +2 laps

Abandonaram

Fernando Alonso ESP McLaren-Honda
Pascal Wehrlein ALE MRT-Mercedes
Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari
Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari

Fórmula 1