Topo

Fórmula 1

Vettel 'ignora' 2º lugar para saber das 24h de Le Mans e solta palavrão

AP Photo/Ivan Sekretarev
Imagem: AP Photo/Ivan Sekretarev

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Baku (Azerbaijão)

19/06/2016 14h33

Sebastian Vettel chegou pela segunda vez seguida ao pódio e teve motivos para comemorar após o GP da Europa, no qual a Ferrari começou mal nos treinos livres e foi crescendo ao longo do final de semana, demonstrando um ritmo de corrida muito forte. Porém, depois de celebrar o segundo posto em Baku, no Azerbaijão, o alemão deixou claro que estava interessado em outro resultado: o das 24 Horas de Le Mans.

A competição mais tradicional do endurance coincidiu com a realização do GP da Europa, fazendo com que o alemão não pudesse acompanhar a parte final da prova. Por conta disso, Vettel pediu para fazer a primeira pergunta durante a coletiva de imprensa: “Sebastian Vettel, Scuderia Ferrari”, se anunciou. “Uma pergunta para qualquer um: quem venceu Le Mans?”

Quando ouviu que os vencedores tinham sido os pilotos da Porsche, o alemão se surpreendeu. Afinal, a Toyota dominou toda a prova. “Como a Toyota conseguiu perder?”

Ao ouvir que o time japonês abandonou na última prova, Vettel não se conformou. “Eles abandonaram? Nãoooo” F…!”

Os momentos finais das 24h de Le Mans foram emocionantes: a Toyota tinha dominado a prova e aberto uma vantagem de mais de dois minutos quando, na volta final, Kazuki Nakajima sofreu uma perda de potência e foi ultrapassado.

O questionamento público de Vettel, contudo, não deixa de ser uma maneira de pressionar a FOM, que detém os direitos comerciais da F-1, e a Federação Internacional de Automobilismo para que as etapas da categoria não coincidam no futuro. Acredita-se que a manobra vise evitar que pilotos da F-1 compitam em Le Mans, como aconteceu ano passado com Nico Hulkenberg, que venceu a competição.

Fórmula 1