Topo

Fórmula 1

'Pendurado' com motores, Hamilton revela: 'Largarei do fundo do grid'

Clive Mason/Getty Images
Imagem: Clive Mason/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spielberg (AUT)

30/06/2016 13h54

Ao estrear um novo motor neste final de semana na Áustria, Lewis Hamilton esgotou o limite de peças que pode trocar até o final do ano. E estamos apenas na nona de 21 etapas. Sabendo que não vai escapar de punições, que começam com a perda de 10 posições na primeira vez que usar uma sexta unidade de qualquer um dos seis itens que compõem o motor, o inglês tenta escolher a melhor prova para pagar sua pena.

A falta de confiabilidade dos motores Mercedes tem sido o grande problema de Hamilton na temporada. O inglês teve problemas em várias classificações e, além de ter gastado sua cota rapidamente, perdeu muitos pontos por conta disso. E chega à Áustria sabendo que será punido em pelo menos uma etapa até o final do ano. O plano da Mercedes é introduzir uma unidade de potência completa quando isso acontecer, o que fará com que o inglês largue do final do grid.

Resignado com a situação, o inglês, que está em segundo lugar no campeonato, 24 pontos atrás do companheiro Nico Rosberg, disse que a confiabilidade da Mercedes estava em um bom nível nos últimos dois anos, mas decaiu nesta temporada. Rosberg, contudo, não tem tido problemas e possivelmente estreará a terceira unidade de potência na Áustria

“Este ano as coisas têm sido… diferentes. Não tenho nenhuma explicação para as coisas estarem ocorrendo do jeito que estão. Estou estreando meu quinto motor neste final de semana então terei pelo menos uma corrida largando em último. Mais provavelmente, serão duas porque devo precisar de sete motores na temporada. E sou o único piloto Mercedes nessa situação.”

Hamilton se refere não apenas ao companheiro, como também aos pilotos de equipes-clientes da Mercedes. Todos os outros sete carros que correm com os propulsores alemães estão usando sua segunda unidade de potência.

“É difícil porque nós somos a equipe Mercedes, então era de se esperar que nós tivéssemos os melhores motores. Não é fácil ver que há 8 pilotos Mercedes e para todos os motores estão como foi planejado. Claro que não fico feliz, mas não adianta nada falar com alguém a respeito. Essa é minha realidade e só tenho de tentar fazer o melhor que puder.”

Agora, resta a Hamilton escolher a dedo onde levará as punições. “Vou tentar ter essas punições em pistas nas quais eu possa me recuperar e talvez até lutar pela vitória. Preciso chegar nestas corridas pensando que ainda posso vencê-las. Vou tentar ter um ponto de vista otimista. Mas é claro que tem lugares em que é difícil de ultrapassar e a chance de Nico ganhar pontos em relação a mim é alta.”

As atividades para o GP da Áustria começam com os treinos livres a partir das 5h e das 9h pelo horário de Brasília, na sexta-feira. O terceiro treino livre será disputado às 6h do sábado e a classificação começa às 9h. A largada para a nona etapa do campeonato também será às 9h, no domingo.

Fórmula 1