Topo

Fórmula 1

Ex-'queridinhos' do mercado de pilotos, Bottas e Hulk enfrentam incertezas

Paul Gilham/Getty Images
Imagem: Paul Gilham/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spielberg (AUT)

02/07/2016 06h00

Nos últimos anos, Nico Hulkenberg e Valtteri Bottas estiveram entre os pilotos mais cobiçados do mercado de pilotos. Em 2016, contudo, seus nomes estão longe de ser os mais comentados, perdendo espaço para pilotos como Daniel Ricciardo ou até mesmo Sergio Perez.

O finlandês da Williams é quem está com a situação mais delicada, uma vez que seu contrato acaba no final desta temporada e ele não vê tantas portas abertas quanto no passado recente, quando chegou a ser fortemente ligado a uma vaga na Ferrari. Hoje, caso o acordo com Kimi Raikkonen não seja renovado, nomes como os de Perez e de Romain Grosjean aparecem na frente do companheiro de Felipe Massa.

Tanto, que Bottas pediu mudanças na forma de sua carreira ser gerida, como reconheceu em entrevista em Spielberg, na Áustria, onde a F-1 disputa sua nona etapa neste final de semana. “Vou controlar mais algumas coisas”, revelou. “Não existe nenhum drama, é só que eu queria me envolver mais. Claro que, como piloto, seria bom saber o quanto antes [o que vou fazer ano que vem], mas às vezes não é possível, então precisamos ver, com o tempo, como as coisas serão.”

Hulkenberg, por sua vez, tem contrato em andamento com a Force India, mas a expectativa de ir para uma equipe grande, algo que parecia ser uma questão de tempo há poucos anos, hoje é pequena. Perguntado como se vê em relação ao mercado já pensando em 2018, Hulkenberg diz que está “relaxado, pois 2018 está muito longe e as coisas an F-1 mudam tão rápido que não é algo em que penso no momento.”

O alemão declarou ainda que não se sente “alfinetado” por toda as atenções do mercado estarem voltadas ao companheiro Perez. “É uma motivação. Claro que ele está em uma boa fase. É o caso de eu e minha equipe fazermos melhor nosso trabalho. Internamente, sei que podemos virar o jogo. E precisamos disso.”

Fórmula 1