Topo

Fórmula 1

Rosberg culpa rival por acidente. Hamilton se defende: 'ele bateu em mim'

F-1/oficial
Imagem: F-1/oficial

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spielberg (AUT)

03/07/2016 11h02

O GP da Áustria ficou marcado por um toque polêmico entre os líderes Nico Rosberg e Lewis Hamilton na última volta. O alemão vinha na frente depois de ter largado em sexto e escalado o pelotão com ultrapassagens e uma boa estratégia, enquanto o inglês, que largara na pole position, ficara tempo demais na pista com pneus bastante usados na primeira parte da corrida e e perdera terreno para o companheiro e rival na luta pelo campeonato.

A disputa dura entre os dois não caiu bem com o chefe do time, Toto Wolff. Principalmente porque Nico Rosberg tinha um problema com seu sistema de freio eletrônico na volta final. “Foi insensato”, definiu. “Ver os dois carros quase batendo é triste. Poderia facilmente ter sido um abandono duplo. A defesa de Nico foi um pouco dura demais considerando que o carro dele não estava em condições perfeitas. Mas sempre é preciso ter dois para bater."

De acordo com os comissários, Rosberg foi culpado pela batida por "não ter dado espaço" para Hamilton. O alemão foi punido com o acréscimo de 10s em seu tempo final, o que não alterou o resultado da corrida.

Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg se tocam na última volta. Inglês levou a melhor - F-1/Oficial - F-1/Oficial
Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg se tocam na última volta. Inglês levou a melhor
Imagem: F-1/Oficial

Com a grande presença de torcedores alemães na pista, Hamilton foi bastante vaiado no pódio, mas não acredita que tenha tido qualquer culpa pela batida.

“Não acho que foi controverso. Nico cometeu um erro na primeira curva, depois bloqueou a parte de dentro na curva e eu fui por fora. Ele estava no meu ponto cego, então só fui bem para fora porque achei que ele ainda estava do meu lado, e então ele bateu em mim. Depois meu engenheiro disse que ele estava com problemas de freio.”

A vitória foi um alívio para Hamilton, que disse não ter entendido porque perdeu terreno após sua primeira parada, quando se viu voltando à pista atrás de Rosberg. “Eu não entendi por que estava em segundo porque estava liderando. Mas nunca desisti e forcei o tempo todo.”

Rosberg, por sua vez, culpou Hamilton pelo acidente. “Tinha certeza de que venceria e perdi na última curva. Foi muito intenso. Estávamos lutando e estava com dificuldades com meus freios porque eles se superaqueceram e meus pneus estavam se desgastando, então isso deu uma chance a Lewis e eu esperava que pudesse defender. Eu tinha a linha de dentro e fui um pouco para fora, o que é normal porque posso ditar a linha, já que estava na frente, e fiquei muito surpreso que Lewis tenha virado e causado a colisão." 

Com o resultado, a desvantagem de Hamilton no campeonato caiu de 24 para 11 pontos. A décima etapa será disputada na casa do inglês, em Silverstone, no próximo final de semana.

Confira classificação final:

1. Lewis Hamilton ING Mercedes-Mercedes 71 voltas
2. Max Verstappen HOL Red Bull-Renault +5.7s
3. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +6.0s
4. Nico Rosberg ALE Mercedes-Mercedes +26.7s*
5. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault +30.9s
6. Jenson Button ING McLaren-Honda +37.7s
7. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +44.6s
8. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari +47.4s
9. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +1 volta
10. Pascal Wehrlein ALE Manor-Mercedes +1 volta

11. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari +1 volta
12. Jolyon Palmer ING Renault-Renault +1 volta
13. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari +1 volta
14. Kevin Magnussen DIN Renault-Renault +1 volta
15. Marcus Ericsson SUE Sauber-Ferrari +1 volta
16. Rio Haryanto INA Manor-Mercedes +1 volta
17. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +2 voltas


Abandonaram
19. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda
20. Nico Hulkenberg ALE Force India-Mercedes
20. Felipe Massa BRA Williams-Mercedes
21. Sebastian Vettel ALE Ferrari-Ferrari
22. Daniil Kvyat RUS Toro Rosso-Ferrari

*punido pela batida com Lewis Hamilton com o acréscimo de 10s ao tempo total.

Fórmula 1