Topo

Fórmula 1

Nico Rosberg é punido e vê Hamilton encostar de vez na luta pelo título

REUTERS/Andrew Boyers Livepic
Imagem: REUTERS/Andrew Boyers Livepic

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Silverstone (ING)

10/07/2016 14h27

O alemão Nico Rosberg perdeu a segunda colocação no GP da Inglaterra após ser punido com o acréscimo de 10s em seu tempo total. Os comissários alegaram que as comunicações entre o piloto e a equipe Mercedes durante a prova foram ilegais. A equipe, contudo, anunciou que vai apelar da decisão.

Nos instantes finais da prova, quando o alemão passou a ter problemas de câmbio, a equipe não apenas o informou sobre o problema, como também o instruiu sobre como deveria resolvê-lo. 

Com a decisão, a briga pelo campeonato fica ainda mais acirrada: como Lewis Hamilton venceu a prova, a diferença caiu de quatro para um ponto, a menor margem desde o início do ano.

Segundo colocado na prova, o alemão disse que tinha um problema de câmbio durante a corrida e foi instruído a mudar uma configuração no volante. Pouco tempo depois, seus engenheiros pediram que evitasse a sétima marcha. "O que isso significa? Eu tenho que pular a marcha?", perguntou Rosberg. "Sim, Nico. Você tem que pular a marcha."

Os comissários entenderam que, ainda que o regulamento permita que a equipe informe os pilotos sobre problemas terminais, as instruções dadas ao líder do campeonato para lidar com a situação infringem a parte do regulamento que diz que "o piloto tem de pilotar sozinho e sem ajudas" e, por isso, aplicaram a punição de 10s. 

As restrições nas comunicações via rádio têm causado muita polêmica nas últimas provas, depois que Lewis Hamilton demorou para conseguir modificar uma configuração errada em seu volante no GP da Europa, sem poder receber informações de seus engenheiros.

A comunicação via rádio foi mais restrita nessa temporada para dificultar a vida dos pilotos, mas muitos argumentam que as questões mais técnicas deveriam ser liberadas.

Perguntado sobre a diferença do episódio deste domingo em relação ao que aconteceu em Baku com Hamilton, Wolff explicou que, naquela situação, o inglês "poderia chegar até o fim" com o problema e, por isso, a equipe não lhe deu informações.

Antes da punição ser definida, o austríaco chegou a ser questionado se o fato da equipe ter dado a solução a Rosberg, ao invés de ter apenas dito que havia um problema com o câmbio, não descumpriria as regras. E reconheceu que essa era uma área que poderia gerar complicações. "A regra fala em indicação. O que é indicação? É isso que a FIA precisa deixar claro."

Com a punição, o holandês Max Verstappen herdou a segunda colocação.

Fórmula 1