Topo

Fórmula 1

Pilotos terão 'vigia eletrônico' para evitar ganho de vantagem em 'atalhos'

Hamilton chegou a ter um tempo deletado por sair da pista em Silverstone - Dominic Ebenbichler/Reuters
Hamilton chegou a ter um tempo deletado por sair da pista em Silverstone Imagem: Dominic Ebenbichler/Reuters

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Budapeste (HUN)

21/07/2016 07h11

Os pilotos agora terão mais do que câmeras para vigiar quem sair da pista para ganhar tempo: a FIA anunciou que vai contar com um monitoramento eletrônico que vai ‘dedar’ quem abusar das zebras.

As regras determinam que os pilotos devem permanecer dentro dos limites da pista, determinados pelas linhas brancas. Caso um piloto coloque as quatro rodas além da linha, não poderá ganhar tempo.

Porém, dependendo da configuração do circuito, os pilotos acabam ganhando tempo saindo da pista. Até antes do GP da Hungria, que acontece neste final de semana, a FIA usava as câmeras onboard para punir quem obtivesse vantagem. Porém, como a discussão sobre limites de pista ganhou destaque após pilotos sofrerem quebras de suspensão por abusarem das zebras no GP da Áustria, a FIA decidiu apertar o cerco para que as regras sejam cumpridas.

Neste final de semana, os pilotos enfrentarão um cenário parecido com o da Áustria, uma vez que as zebras do circuito de Hungaroring também foram modificadas para a etapa deste ano: nas curvas 6 e 7 elas estão mais altas. Já nas curvas 4 e 11, foram instaladas zebras duplas, no mesmo nível das antigas.

Os treinos livres para o GP da Hungria serão realizados em duas sessões de 1h30 a partir das 5h e das 9h da sexta-feira pelo horário de Brasília. A terceira sessão, de 1h, começa às 6h do sábado, pouco antes da classificação, às 9h. A largada está marcada também para as 9h, do domingo. 

Fórmula 1