Topo

Fórmula 1

Verstappen rouba a cena novamente e tira Raikkonen do sério na Hungria

Charles Coates/Getty Images
Imagem: Charles Coates/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Budapeste (HUN)

25/07/2016 06h00

O holandês Max Verstappen mais uma vez chamou a atenção no GP da Hungria por sua agressividade. Mas desta vez não tão positivamente. Kimi Raikkonen não escondeu a irritação com o piloto da Red Bull após a batalha que os dois travaram nas voltas finais da prova de Budapeste.

Em determinado momento, Raikkonen colocou sua Ferrari do lado de dentro da curva 2, mas foi travado pelo holandês e acabou não conseguindo evitar o choque que quebrou parte de sua asa dianteira. Para o campeão de 2007, o piloto de 18 anos deveria ter sido punido.

“Para mim, ele se moveu uma vez para a direita e eu decidi ir pela esquerda, mas ele voltou. Fiz tudo o que podia para evitar o contato. Depois que eu decidi por um lado, você não pode simplesmente fechar. Mas foi bom que eu consegui de alguma maneira quase evitá-lo porque perdi parte da asa dianteira”, reclamou.

“Então por que temos regras se os comissários decidem que uma hora está ok e outra não? Qual o motivo de termos tantas regras e elas não se aplicam o tempo todo para todos os pilotos?”, questionou. “A decisão não é minha se foi correto ou não. Mas já vi gente sendo penalizada por muito menos.”

O piloto da Ferrari foi apoiado pelo companheiro Sebastian Vettel, ainda que o alemão acredite que é preciso dar mais tempo para o jovem entender os limites que deve respeitar nas brigas dentro da pista.

“Estamos aqui para disputar. Um dos pontos fortes de Max é que ele é muito agressivo, e obviamente às vezes você passa da conta, mas sou contra a política de penalizações e regras muito complicadas. Acho que é bobo, acho que o pessoal lá fora está rindo de nós”, opinou.

“Para nós é complicado porque não há muito o que possamos fazer. Acho que ele vai se acalmar, deem mais tempo a ele. Mas isso também é um dos pontos fortes dele - e é claro que quando você está atrás dele e ele está fica mudando de linha não é ótimo, e Kimi é um dos pilotos mais justo do grid. Mas acontece às vezes.”

Verstappen, por sua vez, não acredita que fez nada de errado na manobra. “Pelo menos ouvimos o Kimi falar no rádio finalmente”, brincou o piloto da Red Bull. “Foi tudo justo. Eu só movi uma vez. Seria estranho ser penalizado, acho. Eu podia vê-lo e ele foi muito otimista de ir pelo lado de dentro, então virei para dentro e ele teve de frear. Ele fritou os pneus e bateu na minha traseira. Acontece.”

O holandês, que terminou a corrida em quinto lugar, tendo perdido uma posição para Vettel ao longo da prova, quando fez seu segundo pit stop uma volta depois do piloto da Ferrari, foi elogiado pelo chefe Christian Horner. “Sei que Kimi estava reclamando um pouco, mas Max se defendeu perfeitamente. Ele não moveu o carro, se comprometeu com uma linha e ficou ali. Foi apenas uma disputa dura.”

Fórmula 1