Topo

Fórmula 1

Fora do top 10, Massa se mostra descontente com ritmo da Williams

Charles Coates/Getty Images
Imagem: Charles Coates/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Hockenheim (ALE)

29/07/2016 11h02

A exemplo do que vem acontecendo nas últimas corridas, em que a Williams marcou quatro pontos em três provas, Felipe Massa e Valtteri Bottas fizeram comparações entre configurações diferentes do carro nos treinos livres para o GP da Alemanha - e não saíram satisfeitos com o ritmo apresentado pelo carro.

“Acho que temos que estudar. Sem dúvida, temos muito o que fazer para melhorar o carro e, sem dúvida, hoje não foi um dia positivo para os dois pilotos”, apontou Massa, que fechou o dia apenas na 15ª colocação, duas posições atrás do companheiro Bottas.

Em Hockenheim, ambos os pilotos usaram o novo assoalho, utilizado apenas pelo finlandês na última etapa, e avaliaram duas asas dianteiras distintas para definir qual será usada a partir de amanhã.

“Temos que tornar o carro mais competitivo. Foi difícil entender onde estamos olhando os tempos de volta e pela falta de consistência na simulação de corrida. Sem dúvida, não foi uma boa sexta-feira.”

Perguntado sobre o que precisa mudar para o final de semana, o brasileiro disse que não há um ponto específico. “Equilíbrio, uso do pneu. Temos de fazer tudo melhor.”

Bottas, por outro lado, acredita que as simulações de classificação, que colocaram a Williams fora do top 10, disputando com a Toro Rosso, mostram “a realidade da equipe no momento”, mas se mostrou preocupado com as simulações de corrida, que revelaram um alto consumo de pneus e pouca consistência.

Último colocado nos treinos livres, Felipe Nasr reconheceu que não se acertou com sua Sauber nesta sexta-feira.

"Foi um dia difícil para mim, não me senti confortável no carro. A dirigibilidade do carro está muito ruim no momento, não conseguimos fazer os pneus funcionarem, nem o acerto do carro. Vamos avaliar as diferentes áreas do carro para entender onde estão os problemas, que precisamos resolver para o restante do final de semana".

Os pilotos ainda terão mais uma sessão de 1h de treinos livres no sábado, a partir das 6h pelo horário de Brasília, para acertar o carro para a definição do grid, que começa às 9h, mesmo horário da largada, no domingo.

Fórmula 1