Topo

Fórmula 1

Pilotos reclamam de troféus, mas até Senna levou herói de game para casa

Reprodução
Imagem: Reprodução

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

13/08/2016 06h00

Há etapas da Fórmula 1 possíveis de serem reconhecidas apenas pelo troféu: suntuoso e dourado como o do vencedor do GP da Grã-Bretanha ou decorado com uma pintura típica como no caso do GP da Hungria. Porém, em várias das etapas do campeonato, premiações ligadas às marcas que patrocinam as corridas e outros troféus menos marcantes não têm agradado tanto aos poucos.

Não que isso seja algo recente. Ayrton Senna, por exemplo, recebeu um troféu um tanto incomum justamente naquela que é considerada uma de suas melhores vitórias, no GP da Europa de 1993, disputado sob chuva em Donington Park. Como a prova foi patrocinada pela empresa de videogames Sega, o brasileiro foi presenteado com um Sonic. Ele mesmo, o  ultraveloz porco-espinho dos games.

Recentemente, contudo, os pilotos deixaram claro seu desejo de levar para casa lembranças mais agradáveis de suas conquistas.

“Acho ótimo que algumas equipes mantenham tradições e tenham troféus que sejam feitos de maneira que respeitem a cultura local”, defendeu Nico Rosberg.

“Acho que o troféu é muito importante para a imagem do país”, concordou Felipe Massa. “Então precisam ter uma aparência boa, tem que ser bonito. Tive corridas em que o troféu não era tão legal. Você faz um trabalho incrível na corrida e recebe um trofeú desses. Honestamente, estamos na Fórmula 1, então acho que tem que ser um troféu bonito.”

Perguntado por Rosberg qual troféu não havia lhe agradado, o brasileiro relembrou uma premiação recebida na Espanha em 2013. “Talvez eu tenha tido azar”, brincou o piloto da Williams que, na ocasião foi o terceiro colocado na etapa em Barcelona.

Hamilton troféu 2014 - VALDRIN XHEMAJ/EFE - VALDRIN XHEMAJ/EFE
Hamilton não gostou de troféu em 2014
Imagem: VALDRIN XHEMAJ/EFE
Lewis Hamilton foi outro que já reclamou dos troféus. O inglês, que já venceu 49 corridas na Fórmula 1, não se conformou com o prêmio recebido pela vitória no GP da Grã-Bretanha de 2014. Naquele ano, os organizadores trocaram o objeto tradicional, um troféu em estilo antigo e dourado, por um que fazia alusão ao patrocinador do evento. “Cadê o troféu dourado?”, questionou o inglês. “Esse aqui é de plástico, está se desfazendo já. Deve ter custado 10 libras!”

Nos últimos anos, contudo, o vencedor da prova de Silverstone voltou a levar para casa o troféu tradicional, um modelo dado aos vencedores desde 1948.

Fórmula 1