Topo

Fórmula 1

Líder, Hamilton confirma que vai largar do fundo do pelotão na Bélgica

Charles Coates/Getty Images
Imagem: Charles Coates/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spa-Francorchamps (BEL)

25/08/2016 10h56

Líder do campeonato e embalado após quatro vitórias seguidas, Lewis Hamilton não terá um final de semana tão fácil no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps: o britânico confirmou nesta quinta-feira que deve largar do fundo do pelotão devido a uma troca de motor.

O inglês está utilizando, há quatro etapas, a quinta e última unidade do turbo e do MGU-H (unidade de recuperação de energia calorífica) e precisará de pelo menos mais duas para terminar a temporada. O plano da Mercedes, para minimizar as punições sofridas pelo piloto, é efetuar duas trocas de todos os componentes do motor durante este final de semana, para que todas as penas sejam pagas de uma só vez. Por conta disso, porém, Hamilton deve largar em último.

O inglês já sabia que teria essa punição pela frente, mas havia a possibilidade da troca ser feita apenas na próxima etapa, na Itália. Afinal, Monza e Spa são circuitos em que é possível se recuperar mais facilmente do que na etapa seguinte, em Cingapura.

"Pelo que eu sei vou sofrer a punição neste final de semana", disse Hamilton. "Naturalmente, já discutimos sobre isso antes e será um fator, mas vou fazer tudo o que puder para minimizar o impacto que terei. Tirando isso, acho que vou continuar mantendo o mesmo fôlego das últimas etapas."

 

Ainda assim, o inglês não fala em vencer na Bélgica. "Claro que é a meta mas seria muito, muito difícil. A diferença em relação aos demais carros diminuiu. Carros como a Red Bull são rápidos, assim como a Ferrari, pois é o terceiro ano com as mesmas regras. Acho que será mais difícil ganhar posições, então vou pensar em minimizar os danos."

Hamilton acabou ficando 'pendurado' em seu número de motores depois de uma série de falhas no início da temporada. O inglês, contudo, lidera a tabela com 19 pontos.

Fórmula 1