Topo

Fórmula 1

Massa critica pressão de pneus "ridícula": "Nunca senti um carro tão ruim"

Charles Coates/Getty Images
Imagem: Charles Coates/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spa-Francorchamps (BEL)

26/08/2016 11h22

Depois de terminar os treinos livres de sexta-feira apenas na 17ª colocação, Felipe Massa se mostrou bastante descontente com as pressões de pneus mínimas determinadas pela Pirelli. O brasileiro classificou de “ridículo” o limite estabelecido para este GP. Durante os treinos livres, vários pilotos relataram dificuldades com a aderência devido ao mesmo problema.

“A pressão é uma brincadeira”, disse Massa ao UOL Esporte. “Nunca senti um carro tão ruim, com uma pressão tão alta como aqui. É brincadeira andar com o pneu desse jeito. É como encher um balão e botar para andar, é a mesma sensação. Pode ser que, assim, não tenha nenhum tipo de problema como estouros ou cortes, mas é ridículo. Nunca andei com uma pressão tão alta em toda a minha vida como aqui.”

Para este final de semana, a Pirelli determinou que as pressões não podem estar abaixo de 23,5psi na dianteira e 22psi na traseira, o que representa um aumento de cerca de 4psi em relação ao ano passado, de acordo com o piloto brasileiro. A determinação ocorre um ano depois de dois pilotos - Nico Rosberg e Sebastian Vettel - terem tido estouros no último GP da Bélgica. O forte calor desde final de semana também explica a maior cautela da fornecedora, em um circuito que, devido às curvas rápidas de alta velocidade, coloca muita energia nos pneus.

Além das pressões, o próprio rendimento do carro não agradou Massa. “O dia foi bem negativo. Acho que as coisas não funcionaram do jeito certo, tanto nas simulações de classificação, quanto de corrida. O carro não teve um bom rendimento, então teremos uma longa noite para tentar melhorar para a classificação.”

A terceira sessão de treino livre será disputada a partir das 6h do sábado, pelo horário de Brasília. A classificação começa às 9h, mesmo horário da largada, no domingo.

Fórmula 1