Topo

Fórmula 1

Max Verstappen atrai maré laranja e muda a cara do GP da Bélgica

Mark Thompson/Getty Images
Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Spa-Francorchamps (BEL)

27/08/2016 11h26

Os primeiros sinais começaram nas últimas corridas, quando um mar laranja passou a se formar nas arquibancadas das etapas europeias da Fórmula 1. Mas nada como o que se prevêpara este domingo, no GP da Bélgica, quando de 30 a 40 mil torcedores holandeses são esperados para a 12ª corrida do ano. E o motivo de toda essa torcida, pelo menos até aqui, vem fazendo sua parte: Max Verstappen vai largar da primeira fila do grid pela primeira vez na carreira.

Perguntado pelo UOL Esporte se sente que está salvando as vendas de ingressos na Fórmula 1, quem vêm em declínio na maioria das provas, Verstappen disse que prefere “não pensar dessa maneira”. Mas salientou que gosta de “ver a bandeira da Holanda em todas as corridas. Especialmente depois do GP da Espanha, o apoio aumentou bastante e ficou muito feliz em ver isso.”

Apesar de estar apenas em sua segunda temporada na Fórmula 1, Verstappen já é um dos pilotos mais populares do grid, especialmente depois que foi para a Red Bull e venceu o GP da Espanha, sua primeira corrida por um time grande. Na Holanda, rapidamente se tornou um dos esportistas mais famosos, aproveitando a lacuna deixada pela seleção de futebol, que perdeu popularidade depois de sequer se classificar para a Eurocopa deste ano.

Toda essa torcida fica clara nas arquibancadas de Spa-Francorchamps, que fica a cerca de 50km da cidade de Hasselt, onde o piloto nasceu. Verstappen, inclusive, também tem nacionalidade belga, assim como sua mãe. Tanto, que o chefe da organização do GP, André Maes, comemorou a volta do mesmo nível de vendas do auge de Michael Schumacher, piloto que também nasceu perto da fronteira com a Bélgica e que sempre teve grande identificação com o circuito.

A presença da maré laranja fez com que os organizadores tivessem de se adaptar: assim como, nos tempos de Schumacher, havia a narração para a arquibancada em alemão, nesta corrida também haverá comentários em holandês.

Com o segundo lugar no grid, Verstappen se tornou o piloto mais jovem a largar da primeira fila e garantiu que não vai parar por aí: “É ótimo quebrar recordes e quero quebrar muitos recordes”, disse o piloto de 18 anos, que já é o mais jovem a correr na categoria, após ter estreado com 17, e a vencer, em maio deste ano.

Fórmula 1